“No dia primeiro de janeiro de 1907, ao meio-dia, depois de trinta e um dias de penosa navegação, a flotilha estava ancorada no Porto Tibiriçá. Era o termo de nossa viagem. A primeira etapa estava vencida”, disse o Capitão Francisco Whitaker, o Chico Ita, ao dar o primeiro passo rumo à fundação da cidade de Presidente Epitácio.
Nem sequer podia imaginar o aventureiro capitão que ali, onde ele veio para desbravar o oeste selvagem de São Paulo, se tornaria em 1949 a emancipada cidade que hoje completa 72 anos.
A missão era abrir a Estrada Boiadeira para a fronteira da vacaria no sertão, porém, no dia em que foi instalado o Porto Tibiriçá em 1908, Chico Ita plantou a semente da Joia Ribeirinha.
O desafio do corajoso Capitão Whitaker e de seus companheiros ao descer o Ribeirão Santo Anastácio e superar temidas tribos indígenas reservou ao cidadão de Presidente Epitácio um legado de coragem, bravura e desejo de fazer do seu recanto o local mais aconchegante do oeste paulista.
Desde aqueles que ergueram a ferrovia na região até o mais recente empreendimento, pulsa na veia de quem fez e faz de Epitácio uma realidade o sangue audaz do tropeiro, do marinheiro, viajante e da saudosa violeira dona Helena.
Reconhecida em 2014 com o título de “Pôr do Sol Mais Bonito do Brasil”, a pacata Joia Ribeirinha das margens do Rio Paraná, soma outros atrativos que marcam corações, como as belezas turísticas naturais, a gastronomia saborosa, as festas alegres e memoráveis, e a acolhida calorosa. Esses fatores fazem com que o visitante que “olha da ribeira, o sol poente sobre a água majestosa, não se esqueça nunca mais”.
Se no passado o desafio dos desbravadores da região foi guerrear contra tribos indígenas para unir o estado de São Paulo com o sul do Mato Grosso, hoje a árdua missão é superar a crise mundial de saúde.
Que o brilho e a coragem dos pioneiros esteja sempre no coração de cada epitaciano para superar esse momento! Essa é a marca de um povo trabalhador, sonhador e de olhar radiante como a bela orla do município.
Parabéns, Presidente Epitácio!