Em um mundo globalizado qual a importância do conhecimento de outros idiomas?
Quando eu ainda era adolescente na década de 80 ouvia se dizer o quanto era importante dominarmos o inglês, pois meus professores diziam o inglês é a língua universal.
Porém de lá para cá muita coisa mudou idiomas como o francês, japonês, espanhol e até o mandarim (idioma mais usado na China) também são muito importantes.
E para falar sobre esse assunto a nossa entrevistada de hoje é dona Olga Altino, professora de idiomas a mais de trinta anos.
Dona Olga que já formou centenas de alunos ao longo desses anos vai contar a importância do conhecimento em outros idiomas e o quanto isso ajudou profissionalmente alguns de seus alunos.
Olá dona Olga é uma grande satisfação do conexão verdade em entrevistar a senhora.
Dona Olga a quantos anos a senhora leciona?
Eu sou professora de inglês desde os 14 anos de idade, portanto leciono há 40 anos.
Até o final dos anos 80 o principal idioma que os alunos buscavam era o inglês depois o espanhol teve uma ascensão, e nos dias de hoje qual o idioma mais procurado pelos alunos?
Hoje além do inglês, os alunos procuram também o espanhol, francês, alemão, mas a proporção é bem menor, mesmo porque aonde você for se falar o inglês, conseguirá se comunicar perfeitamente.
O mundo fala inglês
Quanto tempo um aluno leva em média para dominar e conversar fluentemente outro idioma?
Depende muito do aluno, o tempo que ele leva para aprender uma língua.
Depende do seu tempo, dedicação e da metodologia usada.
Uma modalidade que tem ganhado força é o intercâmbio, como é feito, quais as vantagens, quanto tempo leva e qual a burocracia para se realizar um intercâmbio?
O intercâmbio é uma forma mais rápida de se aprender um idioma e ter um conhecimento de uma outra cultura. É claro que o adolescente aprende uma linguagem coloquial, sem gramática, mas facilita muito a comunicação rápida.
Existem vários tipos de intercâmbio e várias empresas que o fazem.
Eu particularmente sou muito fã do intercâmbio feito pelo Rotary. Além de não ter fins lucrativos (o investimento acaba sendo bem menor) , a segurança para os adolescentes é muito grande e o treinamento com eles é bem intenso. Tenho duas filhas que foram para a Dinamarca e Suécia e só tenho a agradecer ao Rotary.
E por falar em intercâmbio outra modalidade muito constante nos dias de hoje é a contratação de um profissional por uma empresa multinacional e pra isso é primordial o domínio de outros idiomas, há muita procura por cursos VIP?
Os cursos vips tem crescido muito entre os adultos. Principalmente pela falta de tempo das pessoas e pela pressa em terminar o curso.
Que o conhecimento nunca é demais todos nós sabemos, mas gostaria que a senhora fizesse suas considerações finais sobre a importância em aprender outros idiomas:
Este ano comemoramos 30 anos em Martinópolis
Motivo de muito orgulho e gratidão
Muitos alunos formados, trabalhando em outros países ou usando o inglês para viagens e lazer. Muitos se tornaram professores de inglês ou até mesmo abriram suas próprias escolas de idiomas.
Por CVNEWS247