Tem sua origem no nordeste brasileiro, sendo encontrada facilmente nos estados da Bahia e Sergipe. Pertence ao gênero botânico Miconia, da família Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular.
É uma planta popularmente conhecida no Nordeste brasileiro, principalmente Bahia e Sergipe; apresenta-se normalmente como arbustos ou árvores de tamanho pequeno a médio e até 15 m de altura, com folhas ovaladas e verdes brilhantes.
Rica em flavonóides. tem cerca de 15 variedades diferentes, sendo que uma das variedades, a Albicans, é dez vezes mais potente do que as outras.
Suas propriedades terapêuticas são:
– Apresenta proteção contra o desenvolvimento da neuropatia dolorosa, anti-nociceptivo (redução da capacidade do cérebro em perceber a dor), inibição da glicação protéica em diabetes. Também é de conhecimento popular seus efeitos contra doenças estomacais, intestinais, das dores articulares (artrose, artrite) e purificação do sangue.
Eficaz no tratamento de torção nos pés, assim como torcicolo, bursite, tendinite, dores na coluna, hérnia de disco, complicações do diabetes – neuropatia e polineuropatia, dores nas articulações (Tem ação eficaz sobre joelhos inchados – desincha rapidamente acabando com as dores), doenças estomacais, problemas intestinais, além de ajudar àqueles que estão sem desejo sexual, pois esse pode ser proveniente das dores.