Vírus ancestral ativado pela Covid-19 pode acelerar mortes em UTIs

0
102

O mais novo boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz mostra um aumento preocupante das notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAg), que demanda hospitalização ou leva à morte, como é o caso de muitos pacientes internados com a doença.

As informações foram coletadas entre os dias 2 e 8 de maio. Muitos Estados, principalmente na região Sul, que tiveram redução da Covid-19 nas últimas semanas, apresentam agora tendência de reversão ou mesmo um aumento no número de casos. Segundo a análise, mesmo nos Estados que mostram queda ou estabilidade, os registros de pacientes com algum problema pulmonar grave ainda permanecem muito altos, demonstrando a forte pressão sobre o sistema de saúde.

Outro dado preocupante é que, pela primeira vez, a maioria dos internados por Covid-19 tem menos de 60 anos, reforçando a tendência de um rejuvenescimento da pandemia em 2021. Só em São Paulo, o número de pacientes com Covid internados passa de 22 mil. Mais de 12 mil estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

- PROPAGANDA -

Jovem Pan