Setur-SP e Câmara LGBT assinam acordo de cooperação

0
163

Na terça-feira (1), oito secretarias do Governo do Estado de São Paulo e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram dois termos de cooperação para promover ações conjuntas pelo Turismo inclusivo. A coordenação será da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur) e o encontro, no Palácio dos Bandeirantes, marcou o início do mês do Orgulho LGBT no Estado.

No acordo de cooperação, o objetivo é promover São Paulo nos mercados nacional e internacional por meio da atividade turística e de viagens, reforçando a tolerância e criando novos fluxos econômicos e o incentivo à geração de empregos. Além disso, o acordo prevê treinamentos e o lançamento do Mapa da Diversidade, ainda em 2021, com informações sobre todo o Estado.

“Viajar é o próprio exercício da cidadania e da convivência harmoniosa, que tem por base o respeito”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz. Desde 2019, a Setur e a Câmara LGBT vêm desenvolvendo ações conjuntas de sensibilização.

- PROPAGANDA -

No termo entre as secretarias, que alinha as iniciativas governamentais, além de Turismo e Viagens, assinam Justiça e Cidadania, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura. Entre as ações de governo, destacam-se a ativação de redes diplomáticas, a tradução de materiais sobre os destinos, a atração de multinacionais e novas estratégias de geração de empregos no Turismo.

“O Estado de São Paulo possui diversos destinos incríveis que podem ser explorados como forma de gerar emprego e renda. Com essa iniciativa, vamos criar um ambiente seguro para os turistas e também disseminamos a cultura do respeito”, disse o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

RESPEITO À DIVERSIDADE

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, assinará um termo de cooperação técnica para elaborar campanhas sobre respeito à diversidade, capacitações de gestores públicos sobre atendimento e segurança dos LGBTs, além de divulgar a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. Com essas ações, além da cidade de São Paulo, que oferece lugares específicos para a população LGBTI+, todo o Estado poderá contar com os mesmos serviços.

Para Otavio Furtado, diretor de Turismo da Câmara LGBT, este acordo é primordial para a construção de um Estado de São Paulo mais diverso e inclusivo: “A cidade de São Paulo é a principal porta de entrada do País e um dos destinos nacionais mais reconhecidos quanto às atrações exclusivas para este público. Além disso, abriga a maior Parada do Orgulho LGBTI+ do mundo. Poder desenvolver um plano de ação para o posicionamento de todo o Estado como destino LGBTI+ é multiplicar as oportunidades e garantir que todas as regiões atraiam esse público que já se identifica com a capital. Dessa forma, os viajantes do Brasil e do mundo poderão conhecer tudo que o Estado oferece”.

Panrotas