Avanço das ferramentas na construção civil

0
142

Não é de hoje que tudo ficou mais prático, quem diria a vinte anos atrás que você falaria com qualquer pessoa do outro lado do mundo e ter a possibilidade de ver essa pessoa em tempo real na palma de sua mão.

Você imaginaria voltar no tempo, fazer essa análise, parece que estaríamos vivendo o hoje em um filme de ficção científica.

Na construção civil não é diferente, hoje ao começar uma obra da menor que seja, até um grande arranha céu, os profissionais que ali trabalham tem tecnologias e facilidades jamais pensadas a pouco tempo atrás.

- PROPAGANDA -

Os profissionais podem comprar essas ferramentas e até alugar em lojas especializadas nesses produtos.

E vamos conversar com Robson Leandro de Oliveira que é engenheiro e proprietário de uma construtora. Robson vai nos contar que equipamentos são esses e o quanto os mesmos podem auxiliar em seu trabalho.

Olá Robson você que já trabalha a mais de vinte anos na construção civil imaginaria no início de sua carreira poder contar com tanta tecnologia a favor de seu trabalho?

R: Não nunca cheguei a imaginar todo esse avanço tecnológico, tudo era feito manualmente, para fazer a massa usávamos a força braçal, a tecnologia tem avançado muito, hoje temos ajuda de vários instrumentos e maquinas que facilitam nosso trabalho e proporciona excelentes resultados.

Quais a principal evolução no seu segmento quando o assunto é tecnologia e ferramentas ?

R: As principais evoluções estão no desenvolvimento dessas ferramentas, antigamente por exemplo não tínhamos a furadeira elétrica, temos a serra elétrica, temos maquinas que cortam porcelanato, cerâmica, granito. A evolução mesmo está no maquinário e também nos software e ajudam muito na precisão e na criação das plantas.

 Existe alguma ferramenta moderna que você vê e pensa prefiro a moda antiga?

R: Existe sim, gosto muito das ferramentas elétricas de hoje, mas eu ainda prefiro um prumo de mão, uso as modernas, mas ainda sim confiro com o usado anteriormente, como trabalhamos com várias obras, nem todas podem ter a possibilidade de contar com instrumentos modernos, por esse motivo que as ferramentas antigas ainda caminham com a gente ainda, tais como a trena, o metro de madeira, o nível na mangueira, existem várias ferramentas antigas que ainda são utilizadas.

E qual ferramenta você pode dizer essa é minha preferida a que mais facilitou seu trabalho?

R: Sem dúvidas o esquadro, eu considero ele insubstituível, nada melhor do que um velho esquadro manual, bem utilizado, não tem igual

Quando a demanda é grande você prefere comprar ou não compensa, o mais compensador é mesmo alugar?

R: Sou apaixonado por ferramentas e prefiro ter as minhas, do que fazer uso de locação. Mas é indispensável o uso de uma betoneira, furadeira, serra elétrica, martelete porte médio, todas em geral tem as suas utilidades para um bom resultado na obra

Faça uma breve apresentação aos nossos leitores das principais ferramentas de uma obra e sua utilidade

R: Como disse anteriormente o esquadro manual ele é muito bem-vindo, mas na questão da mão de obra a maior facilidade ficou para os ajudantes, pois a betoneira veio para facilitar muito, substituindo o trabalho de 2 a 3 pedreiros tranquilamente, ela facilita o batimento da massa e a agilidade nos serviços.