Em circunstâncias peculiares, o HB20 conseguiu um feito significativo. O hatch compacto ultrapassou o rival Onix nos emplacamentos em 2021, chegando a 39.780 unidades vendidas contra 39.690 do Chevrolet.
Nos primeiros nove dias de junho, o modelo da marca sul-coreana acumula 1.980 veículos emplacados contra somente 712 unidades do Onix. Como se sabe, a General Motors passa por um sério desabastecimento de componentes eletrônicos, que obrigaram a montadora a suspender a produção em Gravataí, no Rio Grande do Sul.
O efeito disso é notado também nas vendas do sedã Onix Plus, até acumulado, acumulando 27,8 mil unidades, 500 delas neste mês. O modelo, entretanto, mantém ampla vantagem para o 2º colocado, o Voyage (14 mil unidades).
O Hyundai, no entanto, segue bem atrás da picape Strada, que já está perto dos 54,5 mil emplacamentos em 2021. Em junho até aqui, o hatch é o 3º modelo mais vendido, atrás não só da Fiat como também do Renegade.
O mercado de carros novos continua mostrando fortes oscilações entre seus principais veículos. Enquanto o Tracker, também da Chevrolet, teve apenas 465 unidades emplacadas, o novo Corolla Cross já soma 1.311 veículos vendidos, muito próximo do rival Compass (1.496) e bem acima do irmão Corolla sedã – 932 carros registrados.
Bronco aparece no ranking
Novidade importada do México, o SUV Bronco, da Ford, teve os primeiros emplacamentos no Brasil. No mês passado, o modelo emplacou 98 carros enquanto neste mês foram 87 unidades até agora. Custando bastante, o Bronco Sport certamente não vai conseguir frear a queda da marca norte-americana no ranking de vendas.
Autoo