Com 65 mil professores inscritos, o curso on-line Práticas de Produção de texto, iniciativa da CAPES em parceria com a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do MEC, estimula o preparo e a valorização de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com 120 horas de duração, a formação já apresentou oito módulos, dos doze previstos.
Uma das participantes é Maria das Dores Gomes de Alcântara, professora na Escola Antônio Ângelo da Silva, localizada na zona rural do Ceará. Para ela, o curso proporciona uma melhor compreensão da interpretação textual e da escrita da língua portuguesa. “O curso Práticas de Produção de Texto é muito importante para o desenvolvimento intelectual e da escrita na formação humana. Desta forma, enriquecemos os conhecimentos da língua”, conta.
Outro depoimento vem de Marcos Henrique Larios Chiareli, professor de reforço escolar para alunos da pré-escola ao 9° do ensino fundamental em Planaltina (GO). Marcos conta que a ação é fundamental para à qualidade da educação brasileira: “Através das técnicas mostradas, posso ensinar aos meus alunos, de forma didática e coerente com a idade deles, como produzir bons textos”.
Interessados ainda podem se inscrever pelo Ambiente Virtual do MEC (Avamec). Ali terão acesso ao conteúdo já disponível e aos futuros módulos. Ao término do curso, haverá uma avaliação com questões de múltipla escolha e, então, será emitido um certificado de participação. A ação integra o Programa Tempo de Aprender que faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA).
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES