EQ1 é a prova que carros chineses elétricos não estão longe dos modelos ocidentais

0
201

Se em matéria de carros a combustão, os chineses demoraram um certo tempo para alcançar os modelos de marcas tradicionais, quando o assunto é eletrificação, eles não estão tão distantes, se é que não estão até à frente em alguns aspectos.

Uma prova disso é o Hong Guang MINI EV, da Wulling, que só no ano passado emplacou 112 mil unidades vendidas. O modelo urbano, no entanto, não foi pioneiro, honra que coube ao EQ1, da Chery.

A montadora lançou seu pequeno elétrico a bateria em 2017 e atingiu 200 mil unidades vendidas recentemente. O EQ1 lembra um “smart” chinês, mas possui quatro lugares, 3,2 metros de comprimento, 1,67 m de largura e entreeixos de 2,15 m. Ele pode atingir 100 km/h e rodar por 301 km com uma carga total.

- PROPAGANDA -

Segundo a montadora, o EQ1 passou a incorporar novidades técnicas como um sistema de estacionamento automático, acionamento do ar-condicionado remotamente e agendamento da recarga da bateria, entre outros.

O pequeno elétrico também conta agora com um novo motor, mais leve e que consome menos energia. A Chery também aprimorou detalhes menos visíveis, mas importantes como o uso de uma grade à prova de poeira e à prova dágua, sistema de gerenciamento de controle térmico de alta sensibilidade e sistema de proteção de segurança de alta tensão.

O interior do EQ1 traz uma central multimídia em formato vertical além de painel de instrumentos totalmente digital de 10 polegadas de alta definição. Segunda a marca, o veículo é “equipado com sistema de comando de voz com inteligência artificial, carregador de celular wireless e sistema Baidu Car-Life e Wi-fi 4G”.

A montadora comemorou o fato de em junho ter obtido vendas de 7.226 veículos elétricos na China, uma alta de 158% em relação ao mesmo período de 2020. No primeiro semestre, foram 33,4 mil carros elétricos, mais do que o dobro do ano passado.

No Brasil, a CAOA Chery trouxe um lote do sedã Arrizo 5e em 2019, mas não voltou a anunciar novidades na área, por enquanto. É de se esperar, no entanto, que novidades surjam num futuro não tão distante, já que a montadora tem investido nesse tipo de veículo cada vez mais.

Autoo