Reativação da linha férrea é discutida com Ministério da Infraestrutura

0
169

Sem contar com o interesse da concessionária Rumo após anos de cobranças, a Prefeitura de Presidente Prudente mirou um outro caminho em busca de acabar com o estorvo que tornou o trecho da linha férrea que corta a capital do Oeste Paulista. Em Brasília, o prefeito Ed Thomas (PSB) costura a reativação do modal diretamente com o Ministério da Infraestrutura.

O assunto foi discutido durante a maratona de visitas que a comitiva prudentina realiza no Distrito Federal. “Esta foi a quinta reunião oficial com o Governo Federal para tratar sobre uma importante pauta: a retomada da linha férrea ou a concessão do modal para que possa ocorrer a recuperação dos trilhos”, diz Ed.

Ele foi recebido no fim da tarde dessa quarta-feira (25) pelos assessores Euler José dos Santos e o Leonardo Marra, que representaram o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. A reunião foi intermediada pelos deputados federais Gilberto Nascimento e Aluísio Mendes, ambos do PSC.

- PROPAGANDA -

De acordo com Ed Thomas, o assunto deve avançar diante da recente nomeação do prudentino Rafael Vitale como diretor-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Em breve, o Rafael irá pessoalmente a Prudente para tratar sobre a recuperação da linha férrea, que é de suma importância para o desenvolvimento de Prudente e região”, comenta.

Transporte de passageiros

No ano passado, a Rumo chegou a apontar que é possível a reativação da linha férrea para transporte de passageiros. Contudo, o interesse deve partir da Prefeitura de Presidente Prudente.

No contrato de concessão, não tem previsão de que a empresa possa fazer transporte de passageiro (VTL). O assunto foi tratado em uma das inúmeras audiências entre Rumo, Ministério Público Estadual e União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp).

Maratona

Em três dias de agenda em Brasília, Ed Thomas e secretários municipais participaram de várias reuniões com o objetivo de destravar verbas federais para a retomada das obras de três escolas, sendo duas no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, além do Centro de Iniciação do Esporte (CIE) do Cremonezi.

Projetos habitacionais

Já no Ministério do Desenvolvimento Regional, Ed Thomas e o secretário municipal de Obras, Mateus Grosso, foram recebidos pelo ministro Rogério Marinho, além de Alfredo Santos, que é secretário nacional de Habitação.

Durante o encontro, foram debatidos diversos projetos como o ‘Programa Casa Verde e Amarela’, recurso para obras de adequação no Parque do Povo, abertura e duplicações de 11 vias, melhorias no Bairro Terras do Imoplan, ‘Programa Financiamento Pró-moradia’, ‘Programa Financiamento Pró-cidades’ e ‘Financiamento Avançar Cidades’.

Portal Prudentino