Não há como evitar: toda bateria de celular sofre uma perda gradual de sua capacidade, ao longo dos meses e anos de uso. Mas há algumas coisas que o usuário pode fazer para tentar preservar o aparelho e ter uma bateria mais duradoura. Veja as dicas do Shoptime.
Aquecimento excessivo
Tente proteger seu smartphone das temperaturas extremas. O frio pode ajudar a degradar a bateria, mas o inimigo maior é mesmo o calor. Aparelho muito quente tem sua bateria comprometida, em especial, as de íons de lítio, que perdem capacidade gradativamente e acumulam danos ao longo do tempo.
Atenção ao deixar o celular exposto ao sol no carro, na praia ou piscina. E se algum jogo está deixando o aparelho tostando, tente ajustar as opções gráficas para um nível menos exigente.
Carregando, não
Tente não usar o aparelho enquanto ele estiver carregando. O processo, em especial com carregadores super rápidos ou sem fio, deixa o celular aquecido por inteiro. Evite ainda deixar o smartphone carregando em cima da cama, do sofá ou de almofadas. Prefira uma superfície mais fria. E mantenha o ambiente ventilado.
Tem que ser original
É real a dor no bolso quando o carregador original estraga. Porém, já diz o ditado que o barato pode sair caro. Carregadores originais, compatíveis e indicados para a marca e modelo vêm com padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho, o que preserva a integridade e a capacidade da bateria no longo prazo.
Nem zero, nem 100
Os especialistas recomendam que você evite deixar seu celular descarregar totalmente e não espere que a carga chegue a 100%. Esses extremos causam estresse no sistema de processamento de dados e alerta para o excesso de energia. Como tudo na vida, equilíbrio é o ideal.
Então, acabe com o hábito de deixar o smartphone carregando a noite toda. E procure sempre deixar a bateria entre 20% e 80%.
Techtudo