A importância da escolha do sifão para sua cozinha

0
193

O sifão é uma peça que possui uma função de extrema importância na pia da cozinha, pois é ele que irá transportar o fluido de um maior nível para um menor nível, ou seja, o sifão realizará o transporte dos líquidos que estão na cuba até a tubulação de saída do esgoto.

Esta peça tem a função também de evitar que odores provenientes da tubulação de esgoto chegue até a sua cozinha. Para tanto, no sifão existe uma curvatura na qual sempre fica um pouco de água, denominada selo d’água, que evita o retorno de gases bem como de insetos ao ralo da pia e consequentemente em toda a residência. Devido a essas funções, todo o cuidado é pouco na hora da escolha de um sifão.

Confira algumas dicas que o auxiliarão na hora da escolha:

- PROPAGANDA -
  • Atentar-se na qualidade do material do qual é feito o sifão: a aquisição de sifões de má qualidade, dará origem a uma série de problemas dentro de pouco tempo. Neste caso vale sempre a frase clichê de que o barato sai caro;
  • Cuidado com as juntas que realizam a correta vedação do sifão. Se elas forem fabricadas com material de baixa qualidade, poderão originar indesejáveis vazamentos.
  • Existência de fecho hídrico: este é um item que não está presente em todos os sifões, mas sua função é bastante interessante, ele impede ainda mais a passagem de mau cheiro pela tubulação.
  • Desmonte: alguns modelos de sifões possuem na curvatura na qual está localizado o selo d´água um copo em que ficam alojados restos de alimentos. Este copo pode ser retirado para limpeza e descarte dos resíduos acúmulos. Nas pias que possuem um sifão deste tipo dificilmente se observam entupimentos.

Sifões: materiais

De maneira geral, os sifões podem ser confeccionados a partir de dois materiais, são eles:

Sifão de polipropileno: este tipo de sifão é bastante utilizado devido ao seu baixo custo e alta durabilidade;

Sifão metálico: a durabilidade deste é superior ao de polipropileno, no entanto ele é mais caro.

Tipos de Sifões

Na hora da compra do sifão, primeiro opta-se pelo material, e conforme mencionado acima, existem dois materiais disponíveis atualmente e em seguida escolhe-se o modelo desejado. Geralmente os sifões são vendidos em kits contendo além dele, as arruelas de vedação e os adaptadores.

Os tipos mais comuns de sifão serão listados abaixo:

Sanfonado: bastante utilizado devido a sua flexibilidade. Este modelo de sifão pode ser estendido em qualquer direção para alcançar a tubulação de esgoto, tornando-se deste modo o modelo mais popular;

Sanfonado com copo: o sifão que possui esta forma possui duas importantes vantagens. A primeira é a alta flexibilidade e a segunda é a presença do copo, que propicia a limpeza do sifão, reduzindo assim consideravelmente as chances de entupimento;

Flexível: o sifão flexível, diferente do sanfonado não proporciona a operação de ajuste na hora de sua instalação visto que possui uma curvatura única;

Fixo: o sifão fixo é de metal e também impossibilita ajustes na hora de sua instalação, por este motivo, uma vez escolhido como sifão de sua cozinha, este só poderá ser substituído por outro de igual modelo;

Articulado: este modelo de sifão pode ser encontrado tanto em PVC rígido quanto em metal. Ele proporciona maiores ajustes com relação aos citados anteriormente, com exceção do sifão sanfonado que é o que melhor pode ser adaptado;

Além destes modelos citados acima, existem também os sifões que possuem mais de uma entrada, sendo indicados para pias que contém mais de uma cuba, porém uma única saída, que é para a rede de esgoto. Este tipo de sifão é comumente utilizado em cozinhas industriais e restaurantes e pode ser encontrado tanto de plástico quanto de metal.

Manutenção em sifões

A realização de manutenção preventiva em sifões reduz a possibilidade de entupimento das pias no qual estão instalados. Dentre as medidas que podem ser adotadas, estão as seguintes:

Prepare uma mistura contendo um pouco de detergente diluído em 5 litros de água fervente. Despeje esta mistura na pia e isole-a de um dia para o outro. Isto porque não se deve jogar água quente sobre a água fria para que não haja choque térmico na tubulação e com isso o aparecimento de vazamentos e trincas.

Em caso de dúvidas, consulte um profissional devidamente habilitado e experiente para auxiliá-lo ou então obtenha mais informações com os próprios fornecedores deste material.

Desentop