A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta segunda-feira, 20, o nome de Gustavo Conti como novo técnico da seleção masculina de basquete. Na segunda-feira passada, 13, a CBB informou que Aleksandar Petrovic não seria mais o treinador do time.
Há dois meses, o croata assumiu o Pesaro, da Itália, e, após reflexão, definiu por seguir exclusivamente com a equipe italiana. Petrovic chegou ao comando do Brasil em 2017, junto da gestão Guy Peixoto Jr, e ficou no cargo por quatro anos.
Em 2020, o croata não conseguiu levar a seleção aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Novo técnico, Conti já compôs a CBB de 2012 até 2016 e terá como missão levar o país de volta às Olimpíadas. Aos 41 anos, ele acumulará duas funções, já que também comanda o time do Flamengo.
Com a chegada de Gustavo de Conti, a seleção brasileira volta a ter um técnico nascido no Brasil após 13 anos. O último foi Lula Ferreira, que deixou a posição em 2008. “Agradeço ao presidente Guy pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também à Seleção. É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira.
Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga e depois no Paulistano, por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, comemorou o novo técnico.
Jovem Pan