Uma casa contêiner totalmente autossuficiente vem equipada com turbina eólica própria, três painéis solares e um sistema de coleta de água da chuva. A casa, chamada de Gaia, foi desenvolvida pelos arquitetos da Pin-Up Houses que tiveram como inspiração criar um modelo de vida com menor impacto ambiental.
Com tecnologia, a Gaia é uma unidade habitacional totalmente independente. O protótipo não requer fontes externas de energia ou água e pode garantir uma vida tranquila em qualquer lugar. A casa armazena a energia gerada pelo o vento e pelo sol diretamente em uma bateria externa que abastece a geladeira, o aquecedor de água e outros eletrodomésticos da casa.
A bateria também armazena energia para carregar telefones celulares e outros dispositivos pequenos. O nível da bateria é monitorado por meio de um aplicativo móvel remoto, que permite verificar o consumo e o carregamento da bateria mesmo à distância.
A casa em si é feita com um contêiner marinho reciclado que foi pulverizado com isolamento térmico, enquanto o telhado é coberto com metal galvanizado.
Dentro da casa há muito espaço de armazenamento e uma pequena sala de jantar e um sofá-cama dobrável. O terraço externo é rebatido e se transforma em um deck embutido.
Além do painel solar e da turbina eólica, a casa contêiner também conta com um sistema de captação de água da chuva que coleta e filtra a água do banheiro e da cozinha.
A chapa de metal que cobre a casa teve o seu tamanho ampliado para além do formato do contêiner para aumentar a captação de água da chuva.
Ciclo Vivo