Na região de Presidente Prudente, teve início a operação do sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática e mista administradas pela concessionária Eixo SP. Desta forma, os equipamentos já estão autuando veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de arrecadação, de 40 km/h.
Segundo a empresa, a instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
“Neste caso está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos pertinentes. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER[Departamento de Estradas e Rodagem]”, justifica o superintendente de Operações, Rogério Rodrigues.
As lombadas estão localizadas nas praças de pedágio de Parapuã, Inúbia Paulista, Santa Mercedes, Pacaembu, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Martinópolis e Indiana.
Portal Prudentino