Quatro maneiras para inovar na organização do espaço

0
138

Se a intenção é integrar ambientes, delimitando os espaços sem dividí-los definitivamente com paredes, as divisórias surgem como uma alternativa, já que agregam beleza e funcionalidade, dando um toque de estilo e praticidade à residência. Além disso, esses elementos trazem mais privacidade para os cômodos sem comprometer o aproveitamento e a organização do espaço.

Para usar todas essas vantagens em seu lar, conheça os principais tipos de divisórias disponíveis no mercado e escolha alguma delas para chamar de sua. Confira:

  1. Divisória de madeira

Para decorações mais rústicas ou clássicas, as divisórias de madeira são uma excelente alternativa, justamente por ser um material elegante, versátil e atemporal. Inteiriças ou articuladas, como os biombos, as divisórias de madeira podem ter detalhes em couro, pinturas diferenciadas ou espaços vazados. Aí fica a seu critério! Vale destacar que esse tipo de divisória também pode ser uma porta de correr, bang bang ou um biombo.

- PROPAGANDA -
  1. Divisória de MDF

O MDF (Medium Density Fiberboard) é um material bastante indicado para dividir os ambientes. Trata-se de um painel de fibras de madeira que oferece boa estabilidade e ótima capacidade de absorção de tinta, podendo ser facilmente customizado pelos bricoleiros de plantão. Em formato de biombos ou painéis, o acabamento da divisória de MDF fica ainda mais interessante! Com seu aspecto coringa, de estética facilmente adaptável a qualquer estilo de espaço, essa pode ser exatamente a opção que faltavam para colocar tudo na mais perfeita ordem em casa. Vale destacar que outro ponto positivo dessas divisórias está relacionado a seu poder de resistência à abrasão, facilitando a manutenção, além de sua enorme variedade de cores já disponibilizadas prontinhas no mercado.

  1. Divisória de vidro

O vidro é um material sempre bonito e sofisticado, sendo ideal para decorações modernas. Lembrando que esse tipo de divisória também é recomendado para apartamentos pequenos, pois a transparência do vidro impede que os espaços fiquem divididos e encurtados, favorecendo a sensação de amplitude ao mesmo tempo em que delimita ambientes.

A divisão envidraçada pode ser feita com portas de blindex ou até mesmo com blocos de vidro convencionais ou blocos de vidro ventilados** — essa última alternativa, além de ser sofisticada, valoriza bastante a iluminação natural e promove uma boa ventilação do espaço. Por falar em ventilação, para propiciar maior conforto térmico aos moradores, uma ótima proposta de divisória é o elemento vazado.

  1. Divisória de gesso acartonado

Uma opção que está se tornando muito comum nos projetos atuais é o gesso acartonado. Esse material, também conhecido como drywall, é sustentável, econômico, fácil manuseio e baixo desperdício. Como se não bastasse, possui um ótimo efeito estético, térmico e acústico.

Leroy Merlin