O Catar inaugurou, na terça-feira, 30, o Al Bayt, palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em 21 de novembro do ano que vem. O estádio, localizado a cerca de 50 quilômetros da capital Doha e com capacidade para receber 60 mil pessoas, recebeu o duelo entre a seleção da casa e o Bahrein, pela Copa Árabe, considerado o grande evento-teste para o Mundial. Na estreia, os organizadores preparam um verdadeiro espetáculo, com show de luzes e uma encenação baseada na cultura árabe. A arena, vale lembrar, também vai receber jogos das oitavas, quartas e semi do torneio organizado pela Fifa. – em capacidade, ela só está atrás do estádio de Lusail, que vai receber a final e tem condições de receber até 80 mil torcedores.
Entre oito estádios do Mundial, o Al Bayt é o sexto a ser inaugurado. E o sétimo também recebe sua primeira partida nesta terça, entre Emirados Árabes Unidos e Síria. Trata-se do estádio 974, também chamado de Ras Abu Aboud. O número faz referência ao número de contêineres que integram a estrutura do local e também é o código telefônico do Catar.
A arena pode receber até 40 mil pessoas e será lugar de jogos da fase de grupos e também das oitavas de final. Antes destas duas arenas, os estádios Ahmed Bin Ali, Al Janoub, Education City e Internacional Khalifa já haviam sido inaugurados. Somente o Khalifa já existia antes de o Catar ser escolhido como sede da Copa de 2022. Os demais foram construídos nos últimos anos. O 974 será desmontado ao fim do Mundial. Somente o estádio Lusail ainda não foi inaugurado. Sede da grande final da Copa, ele está em fase final de acabamento das obras. A expectativa é que receba seu primeiro jogo de futebol entre janeiro e março do próximo ano.
Jovem Pan