MS se prepara para o fim da piracema e tem novas regras para pesca

0
156

Conhecido como um dos principais destinos de pesca do país, o Mato Grosso do Sul está com a permissão de pesca suspensa desde 02 de novembro último, devido ao período da chamada piracema.

Esse o período em que os peixes se reproduzem, garantindo assim propagação das espécies nos rios. Os mais conhecidos e desejados peixes da região é o dourado, que este ano traz novas regras para sua pesca.

Esse ano porém, algumas alterações foram feitas nas regras de pesca, publicadas no Decreto 15.375, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 28. O novo Decreto altera basicamente a cota de captura para a pesca amadora, que seria “zero”, permitindo que o pescador capture e leve um exemplar de peixe de espécie nativa, respeitando os tamanhos mínimos e máximos permitidos nos Decretos e 5 (cinco) exemplares de peixes da espécie piranha (Pygocentrus nattereri e/ou Serrasalmus marginatus). Poderão ser consumidos no local de pesca, peixes capturados, respeitando as normas.

- PROPAGANDA -

Houve ainda alteração nos tamanhos máximos e mínimos das espécies pintado, cachara, jaú e pacu. Essas espécies e as demais com determinação de medida estão na cartilha.

Outra alteração contida no novo Decreto foi a seguinte: a pesca subaquática que seria extinta com a cota “zero”, passa a ser permitida, desde que para as 10 espécies alóctones citadas no Decreto 15.166/2019, mais a nova espécie que o novo Decreto aumentou, agora 11, com a introdução do tambaqui. Ressalta-se que continuam podendo ser acrescentados à cota de captura, exemplares dessas 11 espécies alóctones.

Mesmo com o foco de pesca esportiva, os barcos e hotéis voltados para esse público tem ocupação quase total durante o ano e já estão se preparando para a volta dos pescadores.

Esse ano a piracema acaba durante o período do carnaval, na terça-feira, dia 1º de março, data bem atrativa, onde os turistas poderão desfrutar das belezas pantaneiras durante os primeiros dias “de folia” e voltar a utilizar suas tralhas em meio ao feriado.

Um dos mais conhecidos e procurados hotéis da região para a pesca é o Lontra Pantanal Hotel, as margens do rio Miranda, que oferece toda a estrutura para os pescadores (com barcos, piloteiros, motores, câmara fria), com acomodações para casais, famílias e grupos, em apartamentos com TV, Wi-Fi, ar-condicionado e toda a comodidade necessária, em regime de pensão completa, além de área de lazer com playground, piscina e salão de jogos.

Para já garantir sua pescaria e conhecer  o hotel é só acessar http://lontrapantanalhotel.com.br/ e para saber mais sobre as regras de pesca no Mato Grosso do Sul acesse CARTILHA-PESCADOR 2021.cdr (sejusp.ms.gov.br), que traz Atodas as informações sobre a pesca em Mato Grosso do Sul, como petrechos e métodos proibidos, como e onde obter a autorização de pesca, transporte do pescado, rios no Estado onde a captura de peixes é proibido durante todo o ano e as penalidades para os crimes de pesca predatória.

Diário do turismo