As borboletas são insetos muito importantes para manter o equilíbrio da natureza. Assim como as abelhas, elas também são polinizadoras e contribuem para a manutenção da biodiversidade por onde passam – ou voam.
Além desta função, elas deixam os jardins muito mais bonitos e coloridos. São diversas espécies com as mais variadas cores e tamanhos e ficar observando o voo das borboletas é certamente um momento especial, de contemplação e paz.
Por isso, listamos cinco jeitos de atrair borboletas. Confira!
- Plantas hospedeiras
Tenha plantas hospedeiras e com néctar em seu jardim. A primeira opção serve para abrigar os ovos e casulos das lagartas. As plantas com néctar ajudam a fornecer alimentos para as borboletas. Algumas sugestões são: maracujá, laranjeiras, bromélias, couve, margaridas, justícia, coneflower roxo, barba-de-barata, entre outras.
- Conheça as borboletas
Pesquise quais são as espécies de borboletas mais comuns em sua região e veja quais são as plantas que elas mais gostam. Buscar espécies nativas é sempre a melhor opção para todo o equilíbrio da biodiversidade. (Veja aqui algumas nativas da Mata Atlântica).
- Água
Ofereça espaços com água para as borboletas descansarem. Pequenas fontes são boas opções. O ideal é deixa-los abrigados do vento. Não deixe água parada para evitar problemas com a procriação de mosquitos Aedes aegypti.
- Plantas comestíveis
Se possível, tenha plantas comestíveis em seu quintal. Árvores frutíferas, ervas e legumes, servem como alimentos para os humanos e também para as borboletas. Esta é uma excelente oportunidade para as crianças entenderem as funções dos polinizadores na produção de alimentos.
- Seja orgânico
O uso de pesticidas e agrotóxicos afasta e pode até matar as borboletas e outros insetos benéficos, que costumam ser atraídos ao jardim. Portanto, mantenha sempre o plantio orgânico. Faz bem para a saúde e para o meio ambiente.
Ciclo Vivo