Com mais de 93% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose da vacina Covid-19, o Brasil atingiu nesta quinta-feira (10) a marca de 370 milhões de doses aplicadas em todo o País. Desse público, 86% já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou com a dose única. O Ministério da Saúde ressalta a importância de ampliar os números referentes à aplicação da dose de reforço, fundamental para fortalecer a imunidade dos brasileiros contra a doença.
Em entrevista nesta manhã, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, convidou a população para receber o imunizante. “É fundamental avançar na dose de reforço. É isso o que vai fazer a diferença. O Brasil tem uma cobertura em torno de 30% de dose de reforço, índice que precisamos ampliar”, disse Queiroga, que destacou ainda a eficácia dessa estratégia contra variantes do vírus, como a Ômicron.
Um levantamento feito pela Secretaria de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid) revelou que mais de 54 milhões de brasileiros estão prontos para tomar a dose de reforço em fevereiro, mas ainda não retornaram aos postos de vacinação.
Até o momento, o Governo Federal distribuiu mais de 430 milhões de doses de vacina a todas as unidades federativas. Dessas, 370 milhões foram aplicadas, sendo 168,6 milhões de primeiras doses e 153,9 milhões de segundas doses ou doses únicas. Além disso, 45,8 milhões tomaram a dose adicional ou a de reforço. Entre o público infantil, 15,7% da faixa etária de 5 a 11 anos iniciaram o ciclo vacinal, o que corresponde a 3,4 milhões de crianças.
Fernando Brito – Ministério da Saúde – Agência Brasil