Carnaval a maior festa popular do Brasil – Presidente Epitácio terá desfiles das escolas samba em abril 

0
487

Que o carnaval é a maior festa popular brasileira ninguém tem dúvidas, também chamada de “O maior espetáculo da terra”, pois em nenhum outro lugar do mundo pessoas de todas as classes sociais se reúnem para realizar tamanha comemoração, e detalhe em várias cidades do Brasil.

Porém o carnaval também sempre foi alvo de polêmicas. Polêmicas com as religiões seja católica ou evangélica, em uma opinião eles concordam o Carnaval é a festa profana.

Mais como tudo neste momento a polêmica envolve a pandemia de covid-19 pois, muita gente atribui a disseminação do vírus a realização da festa em 2020. Polêmicas a parte este ano o carnaval foi adiado mais não cancelado e tem data pra acontecer dia 21 de abril.

- PROPAGANDA -

As escolas de Rio e são Paulo já estão a todo vapor, aliás esses dois grandes centros investem e levam muito a sério o evento que rende grande retorno ao município. Porém no resto do Brasil não é bem assim, os investimentos e incentivos são muito mais tímidos, isso quando acontece, pois muitas cidades do interior ficam anos sem a realização do evento.

Presidente Epitácio, que é uma cidade muito visitada nesta época do ano, no extremo Oeste Paulista, terá no dia 21 de abril a realização de um dos maiores eventos do seu calendário festivo.

Nesta matéria vamos conversar um dos líderes das quatro escolas de samba de Presidente Epitácio, cidade que ostenta o título de maior desfile de escolas de samba da região. Título este merecedor pois não é de hoje que as escolas Unidos da Ribeira, vila Maria, vila Palmira e Doce Mar, trabalham por messes para a realização desse evento.

Vamos conhecer a história de cada escola, aqui no Conexão Verdade, os temas para o carnaval deste ano, a motivação e também dificuldades que enfrentam para colocar a escola na avenida.

Neste primeiro momento iremos destacar a Escola de Samba Doce Mar, que é uma das novatas, mas nem por isso deixa de trazer aos espectadores, muita beleza, profissionalismo e cadencia no samba.

Doce Mar

Presidente: Anderson Rodrigues

Fundação: 27-04-2019

Representa todos os bairro de Presidente Epitácio, com sede no Jardim Real

Enredo: “Não há, Oh gente, oh não…Sertão

Componentes: 350

O Conexão Verdade entrevistou o carnavalesco, decorador e também presidente da agremiação e sobre a maior motivação e a maior dificuldade da escola ele destacou: “A maior motivação é ver a alegria estampada no rosto dos participantes e também espectadores que vão prestigiar o desfile, já a maior dificuldade é a falta de conhecimento do que é, pra que serve e como funciona uma escola de samba, a falta de conhecimento da sociedade” disse Rodrigues.

Quando perguntado sobre sua opinião, enquanto a mudança na data do desfile esse ano, o profissional, falou: “Quando foi debatido a viabilidade dos desfiles em 2022, todas as agremiações e autoridades, já sabiam que isso poderia ocorrer, pois a pandemia mesmo perdendo a força, ainda não acabou, com as variantes mutações do vírus” disse Anderson.

Ainda sobre o assunto ele falou: “Sempre tivemos o suporte científico de que a vacinação seria eficaz, desde que a população aderisse a todas as doses oferecidas, o que vem ocorrendo. Então particularmente, para a nossa agremiação e para toda a sociedade epitaciana, o adiamento foi positivo, pois todos os estudos e projeções vem se confirmando, e em abril a situação será quase que 100% segura para todos os vacinados, poderem estar vivendo quase próximo ao normal, com riscos mínimos a sua saúde” Destacou Rodrigues.

Dando continuidade ele ainda falou: “Além disso, ganhamos mais tempo para melhorar, aprimorar e qualificar ainda mais o nosso espetáculo que já estava muito forte, teremos grandes desfiles em abril, e não me arrependeria de dizer que esse desfile em 2022, será um dos melhores desfiles já apresentados em Epitácio em toda a sua história, e o melhor, gastando 80 % a menos de recurso público do que era gastado antigamente”.

Sobre a evolução das agremiações Anderson também falou: “As escolas se profissionalizaram, e hoje a “bagunça” que afastou muitos das escolas já foi superada por muitas coirmãs, hoje você vê escolas de samba de Epitácio trabalhando o ano todo, fazendo todo esse trabalho que todos vocês estão vendo, sem dinheiro público”, enfatizou o presidente da Doce Mar.

Falando sobre a Doce Mar, ele salientou: “A nossa agremiação por exemplo, já movimentou mais de 15 mil reais na economia de Epitácio até agora sem receber nenhum centavo da prefeitura, nossa documentação e certidões estão em dia, graças e ao super trabalho de nossos diretores e adesão de nossa comunidade”.

Para finalizar Anderson disse: “A realização do carnaval 2022 em abril, é a garantia de que nos próximos anos, movimentaremos muito mais dinheiro na economia de nossa cidade, geraremos muito mais empregos, pois será a demonstração real de profissionalismo e responsabilidades de nossas instituições perante a nossa cidade, disse Rodrigues.

Por: Cidmir Moreno e Weber Pessoa – Conexão Verdade

Imagens: Edcarlo Fernandes – Tribo Vibe