O Ministério da Educação (MEC), representado pelo Coordenador Geral de Monitoramento e Avaliação Educacional da Secretaria Nacional de Alfabetização (Sealf), Eduardo Sallenave, participou nesta terça-feira (22), do evento de apresentação da nova versão da Caderneta da Criança.
A nova edição da caderneta traz um painel elaborado pela Sealf sobre práticas de literacia familiar, leitura em família e diálogo para o desenvolvimento infantil. A sessão também faz alusão e remete os pais ao programa Conta pra Mim, que tem como objetivo a ampla promoção da literacia familiar.
O Coordenador Eduardo Sallenave destacou a importância da integração entre os ministérios na consolidação da caderneta, ressaltando que a primeira infância é uma importante fase de aprendizado. “Foi uma satisfação enorme para nossa equipe poder participar desta nova edição da Caderneta da Criança. Muito se fala em atenção integral da criança, em considerar os diferentes aspectos educacionais, sociais e questões de saúde, mas é muito difícil ver essa integração na prática. E a inserção na Caderneta da Criança de orientações referentes às práticas de literacia familiar significa uma concretização, um ato realmente prático de integração das diferentes esferas do Governo Federal em prol da atenção das nossas crianças”, rassalta Sallenave.
A Caderneta da Criança é o instrumento que auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. E todo cidadão tem direito a receber um exemplar assim que nasce.
Ministério da Educação