Começando com Pulse Abarth, Fiat terá grife esportiva no Brasil

0
278

Após uma iniciativa mais pontual há pouco mais de uma década, a Fiat decidiu lançar a marca Abarth no Brasil. O primeiro produto da grife esportiva será o Pulse Abarth, como AUTOO adiantou na semana passada.

A Stellantis, holding que controla tanto Fiat quanto Abarth, adiantou alguns detalhes sobre a estratégia, mas sem revelar as mudanças técnicas no SUV compacto. Contudo, a empresa antecipou o visual do modelo, que exibirá a logomarca da Abarth em vez da Fiat.

O Pulse também será o primeiro SUV da marca criada por Carlo Abarth em 1949, ainda independente do grupo Fiat e focada em preparação para competição.

- PROPAGANDA -

A Abarth não é totalmente desconhecida pelos brasileiros já que a Fiat fez duas experiências com ela, a primeira em 2002, com o Stilo Abarth com motor 2.4 litros e que teve 942 unidades vendidas, e a segunda em 2014 com o 500 Abarth importado do México com motor 1.4 turbo e que teve 283 unidades emplacadas.

Além disso, logo após lançar o Punto Abarth na Europa, a fabricante preparou uma versão esportiva, a T-Jet, que utilizava o motor 1.4 turbo de 152 cv idêntico ao do irmão italiano, mas sem o famoso sobrenome.

Agora, no entanto, o projeto é mais amplo e que contará com um espaço próprio nas concessionárias da Fiat – entre 25 a 50 pontos de vendas, segundo ela. Por isso a “família Abarth” será mais ampla e contará com outros modelos retrabalhados cujos nomes foram mantidos em segredo ainda.

Pulse Abarth no final do ano

O processo de lançamento da marca Abarth, no entanto, vai demorar. Após apresentar o Pulse Abarth no programa BBB neste domingo, a Fiat lançará a plataforma digital para que interessados possam se inscrever a fim de acompanhar as novidades.

Entre abril e setembro será realizadas ações de relacionamento tanto online quanto presenciais, além da preparação da rede para a chegada da marca. Será o período em que os produtos Abarth serão revelados com mais detalhes.

O cronograma culmina com o lançamento comercial da marca juntamente com o Pulse Abarth no quatro trimestre deste ano. Antes disso, a empresa deverá abrir a pré-venda do modelo em data ainda não revelada.

Vale reforçar que os modelos da Abarth, embora derivados de carros da Fiat, terão logotipia própria, ou seja, não será um “Fiat Pulse Abarth”.

A meta do grupo é bastante clara, associar a imagem da Fiat via Abarth à esportividade e competição. Para isso a marca fornecerá os motores da Fórmula 4, uma categoria de acesso que ocorrerá no Brasil.

Além disso, a Stellantis planeja realizar eventos para fãs e proprietários da Abarth, entre outras ações.

Autoo