O grupo de trabalho do G20 sobre Educação irá discutir o tema Educação Universal de Qualidade Pós-Pandemia de Covid-19, em Yogyakarta (Indonésia), de 16 a 18 de março. Os representantes brasileiros, Renato de Oliveira Brito (Secretaria de Educação Básica), Joelma Kremer (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) e Natália Cabral (Assessoria Internacional), apresentarão uma visão geral da política educacional brasileira e irão contribuir para a declaração conjunta dos Ministros da Educação dos países participantes.
Durante o encontro, os profissionais do MEC irão destacar o Plano Nacional de Educação, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Censo Escolar. As formações docentes disponibilizadas aos professores brasileiros de forma gratuita também serão apresentadas, com destaque para o Laboratório de Criatividade e Inovação da Educação Básica (LabCRIE), feito para os profissionais se aperfeiçoarem no uso pedagógico das tecnologias digitais.
O Programa de Inovação Educação Conectada, voltado para a universalização do acesso à internet de alta velocidade na Educação Básica, também será discutido com a comunidade internacional.
O Aplicativo Clique Escola e o Programa Educação e Família serão divulgados dentro da prioridade “Solidariedade e Parcerias”. O objetivo é mostrar como o Brasil está incentivando a participação cidadã nas escolas, seja por meio do monitoramento dos dados educacionais divulgados de forma transparente, seja por meio da participação ativa dos familiares no ambiente escolar, atuando na construção conjunta do projeto de vida do estudante.
A cooperação mútua tem o potencial de amenizar os impactos da pandemia na educação. “Temos muito a aprender neste intercâmbio e vamos contribuir também. Eu me sinto muito honrado por apresentar iniciativas brasileiras que estão dando certo e que podem inspirar outros países”, afirma Renato Brito.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB