Retirem os cobertores e agasalhos do armário! O clima já esfriou no último fim de semana e a previsão, segundo o professor de Agrometeorologia da Unoeste Clima – Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e Previsão do Tempo, Alexandrius de Moraes Barbosa, é para esta semana a entrada de uma forte massa de ar polar no Brasil, que vai provocar a redução das temperaturas, principalmente entre hoje e domingo.
No entanto, de acordo com Alexandrius, os dias mais frios devem ser entre quarta e sexta (a temperatura mínima na região vai variar de 4°C a 7°C entre os principais modelos de previsão).
“A partir desta terça, as mínimas ficam abaixo de 10°C e assim devem permanecer até domingo (22). As máximas nesses dias devem ficar próximas a 22/23°C. Não tem previsão de chuva ou tempestade. Entretanto, há um baixo risco de geadas, principalmente em áreas com topografias mais baixas”, menciona o professor, acrescentando que a partir de domingo as temperaturas voltam a subir gradativamente, e, na próxima semana, as mínimas devem ficar acima de 14°C.
Para os que estarão em outras localidades além do oeste paulista, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população, uma vez que, segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), a massa de ar frio de origem polar deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1ºC, na Serra da Mantiqueira. E na capital podem chegar a 6ºC, menor registro para o mês de maio, desde 1990.
A região norte do interior merece atenção, com mínima prevista de 3ºC para Ribeirão Preto e 5ºC para São José do Rio Preto. Já no litoral sul, a previsão será de frio intenso, com temperatura mínima de 10ºC, além de ventos de até 75 km/h, o que aumenta a sensação de frio.
O Imparcial – Portal Bueno