Cinco dicas para economizar na reforma

0
94

Uma das maiores dúvidas na hora de reformar, com certeza é sobre o quanto vai ser gasto nesse processo. Economizar na reforma é sempre bom, não é mesmo?

É de conhecimento de todos que a reforma de um imóvel custa relativamente caro, principalmente ao se tratar de uma reforma completa. Segundo um estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), cerca de 15% das pessoas alegam não conseguir guardar dinheiro por conta de gastos extras com reforma.

Realmente, realizar uma reforma não é nada fácil, pensando nisso, listamos 5 dicas para você economizar na reforma.

- PROPAGANDA -

Planejamento é fundamental para economizar na reforma!

Para economizar na hora reforma, o primeiro passo, e um dos mais importantes, é o planejamento. Saber exatamente o que e quando pretende modificar, vai ser fundamental para os seguintes passos desse processo de reforma.

No caso de uma reforma completa, por exemplo, você tem que se planejar para deixar a sua casa por um tempo. Isso afeta não só a sua rotina, como provavelmente seu orçamento, pois poderá ter um custo dobrado desse outro lugar para ficar. Custos como aluguel, condomínio, contas de água, luz etc.

Algumas ações na reforma são ligadas ou dependem umas das outras. Por exemplo, a ordem correta das ações entre colocar piso de madeira e fazer um forro de gesso. Indefinições nesse sentido podem gerar gastos não previstos e atrasos na obra. Você pode conferir outras dicas sobre planejamento em outro texto do blog, clicando aqui.

A importância do arquiteto na reforma.

Existe uma lenda sobre o papel do arquiteto na reforma, onde o projeto arquitetônico é visto como algo supérfluo. Entretanto, esse é um dos maiores enganos que existem no mercado. O arquiteto é peça fundamental no processo da reforma.

O projeto arquitetônico melhora o planejamento, pois vai contar com mais detalhes e informações precisas de um especialista.

Ao contrário do que muitos pensam, investir em um projeto vai te fazer economizar. Isso porque otimiza todo orçamento, orienta na compra de materiais evitando faltas ou desperdícios, diminui riscos de retrabalho e garante um cronograma mais eficiente, cumprindo metas e evitando surpresas ao decorrer da reforma.

Além das vantagens técnicas e de ajudar economizar na reforma, o projeto arquitetônico deixa seu imóvel bonito e confortável.

Quanto vai custar e quanto tempo vai levar?

Essa é a pergunta que todo mundo já se fez um dia quando pensou em reformar, não é mesmo? Pois bem, os 2 pontos abordados inicialmente contribuem para você ter essas respostas de maneira mais assertiva e economizar tempo e dinheiro na sua reforma.

Com planejamento e um projeto arquitetônico bem elaborados, você vai poder desenhar um bom cronograma de obra. Considerando todas etapas e intervenções durante a reforma, bem como a distribuição de serviços e profissionais que vão atuar nesse processo. Isso vai te dar uma visão do todo, com previsibilidade e um controle maior da situação.

O projeto de arquitetura também funciona como um guia para os profissionais que vão atuar na reforma, orientando adequadamente os passos a seguir. Isso evita gastos desnecessários, otimiza tempo, evita o retrabalho e melhora muito o desenvolvimento da reforma.

Aposte na qualidade para economizar na reforma.

Após todo o trabalho de planejamento, projeto e organização, é chegada a hora de executar a obra de fato. Um item fundamental nesse momento é a qualidade, e aí, estamos falando de dois pontos, a qualidade técnica, onde você escolhe profissionais capacitados para cada função, e a qualidade dos materiais para esses profissionais conseguirem desempenhar bem o seu trabalho.

Pensando em economia, escolher com critério os profissionais que vão participar da sua reforma é muito importante. Um trabalho bem executado, dentro do prazo e eficiente, minimiza a dor de cabeça, retrabalho e consequentemente reduz muito as chances de prejuízo. Além disso, confiar em quem vai estar na sua casa, durante um bom tempo, é fundamental para seu conforto e segurança, por isso, faça bem essa escolha, pesquise, busque referências e indicações.

Materiais de qualidade também são fundamentais! E veja bem, nem sempre o melhor é o mais caro, tome cuidado com essa falsa premissa. Faça a mesma pesquisa criteriosa, de preferência com auxílio de um profissional, e opte pelos melhores materiais e ferramentas possíveis, para garantir que os profissionais escolhidos tenham o suporte ideal para executar bem suas tarefas.

Faça você mesmo!

Muitos brasileiros têm aderido ao DIY (do it yourself) ou na tradução, faça você mesmo. Essa tendência cresceu muito, principalmente no período de pandemia onde as pessoas passaram mais tempo em casa. Muitos perfis de Instagram, canais de Youtube e blogs investiram em conteúdos dedicados a ensinar pequenos reparos e truques de decoração.

Apesar de ser um processo empolgante e estimulante, é preciso tomar cuidado, alguns processos da reforma são muito técnicos e precisam ser executados por especialistas. Arriscar nesse caso, pode causar um prejuízo ao invés de uma economia.

Por fim, avalie sempre o melhor custo benefício para você.

Quando se trata de reforma completa, os processos e pessoas para lidar são muitos, e tocar uma reforma assim, demanda além do dinheiro, organização, cronograma, gestão e acompanhamento. A Conecta Reforma foi criada para ajudar as pessoas exatamente nesse momento, cuidando da reforma desde o projeto até a entrega das chaves, com qualidade e um excelente custo benefício.

A Conecta possui uma equipe qualificada que atua em todos os momentos da reforma, projeto, orçamento, cronograma, planejamento, gestão e execução da obra. Essa estrutura qualificada, somada a qualidade técnica dos profissionais e uma boa escala de obras, permite um ótimo custo benefício e uma experiência diferenciada para o cliente, com a segurança e tranquilidade.

Com a Conecta planejando, projetando, comprando materiais, cuidando de logística, gestão e execução da obra, você pode se conectar com outras prioridades, sua família, seu trabalho etc. Essa economia muitas vezes não é perceptível, mas hoje, cada vez mais, tempo é dinheiro.

Conecta Reforma