Brasil apresenta ao mundo a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica

0
77

O ministro da Educação, Victor Godoy, apresentou ao mundo, na terça-feira (24), a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Durante a participação do Ministério da Educação (MEC) no segundo dia de debates do Fórum Mundial da Educação, que acontece em Londres, o ministro, além de reforçar a importância do decreto presidencial que institui a medida, apresentou um balanço da educação brasileira em todos os níveis.

“Hoje é um dia muito importante para a educação brasileira. Lançamos, hoje, a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, um decreto assinado pelo presidente Bolsonaro, que traz esperança para a recuperação daquelas crianças que sofreram tanto pelo impacto da pandemia. Estou aqui no Fórum Mundial de Educação, em Londres, onde pude anunciar essa iniciativa e trazer dados sobre os levantamentos que foram realizados nas nossas plataformas de avaliação e essa política”, disse o ministro.

De acordo com Victor Godoy, a medida consolida o trabalho de mais de dois anos de esforço concentrado do MEC. “A política traz uma série de ações específicas e concretas para a recuperação das aprendizagens. Esse trabalho será feito em conjunto com estados e municípios e abrangerá toda a educação básica brasileira”, afirmou.

- PROPAGANDA -

O ministro e a comitiva do MEC participaram de painel que debateu: qual papel desempenha a educação no desenvolvimento dos nossos cidadãos e do tipo de sociedade que esperamos? Como devemos avaliar o sucesso de um sistema educacional e como podemos desenvolver políticas que nos levem a esse sucesso? Como a sustentabilidade e a cidadania global podem ser integradas ao aprendizado para todos?

Além do ministro Victor Godoy, os ministros da educação de países como Finlândia, Marrocos e Paquistão também realizaram apresentações. Os representantes internacionais apresentaram os projetos educacionais de seus países e os desafios de reverter os danos ocasionados pela pandemia.

 Assessoria de Comunicação Social do MEC