Brasil e Portugal trocam experiências na área da educação

0
200

Representantes do Ministério da Educação (MEC) se reuniram, com o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, professor Mário Velindro. Na pauta, discussão sobre a possibilidade de parceria e troca de experiências que levem a avanços para a educação dos dois países.

Durante a reunião, temas como a dupla titulação, cursos virtuais conjuntos, projetos de energia limpa e cidades inteligentes, transformação digital, organização de conferências para troca de experiências. Novas rodadas de discussão serão realizadas para estabelecer o instrumento de cooperação e escolha dos projetos em comum.

O presidente do instituto português apresentou um panorama geral sobre a entidade e os representantes das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Superior, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentaram os respectivos projetos prioritários da área. Dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica, foi abordada a questão dos editais de desenvolvimento da educação 4.0, a plataforma Aprenda Mais, plataforma SouTec, que tem por objetivo apoiar identificação vocacional, entre outros. No caso da Educação Superior, foi reforçada a possibilidade de disponibilização de bolsas para estudantes brasileiros e intercâmbio com jovens portugueses.

- PROPAGANDA -

Unidade estratégica de educação superior na área de engenharia de Portugal, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra possui 3.357 estudantes, disponibiliza 39 cursos, incluindo engenharias civil, eletrotécnica, informática e de sistema, mecânica, química e biológica e física e matemática. Além disso, possui 46 laboratórios, com pesquisas conjuntas com diversos parceiros, como com o Instituto de Tecnologia de Massassuchets (MIT), com a Universidade Carnegie Mellom de Pittsburgh, Pensilvania (CMU), entre outros. De acordo com o presidente da entidade, o índice de empregabilidade dos alunos egressos do instituto atinge 70%.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Assessoria Internacional