A cidade de Itariri (SP), situada a aproximadamente 150 quilômetros da capital paulista e que abriga atrativos turísticos como cachoeiras, recebeu na quarta-feira (01) a visita do ministro do Turismo, Carlos Brito. Durante a agenda, mais um dos compromissos do representante do governo federal esta semana em municípios do Vale do Ribeira, o ministro esteve na Rodoviária Intermunicipal, cuja reforma conta com R$ 222,8 mil da Pasta.
Carlos Brito, que nesta terça-feira (31.05) esteve na vizinha Miracatu (SP) avaliando o potencial turístico local, reafirmou o apoio à região. “O Vale do Ribeira é uma região riquíssima, temos Mata Atlântica com uma preservação espetacular. Tenham certeza de que vocês terão o apoio que merecem do Ministério do Turismo, do presidente Bolsonaro e de todo o governo federal”, declarou o ministro, acompanhado do assessor especial da Presidência da República Mosart Aragão.
O prefeito de Itariri, Dinamerico Peroni, celebrou a passagem do ministro pela cidade e o apoio federal. “Um dia especial para o nosso município, é a primeira vez que recebemos um ministro do país. Eu quero agradecer muito ao presidente Bolsonaro, que, através do Ministério do Turismo, proporcionou a revitalização da Rodoviária, o que, com certeza, vai ter uma importância gigantesca no nosso turismo regional”, apontou.
A programação do ministro nesta quarta-feira teve continuidade em Peruíbe, no litoral sul do estado, quando o titular do MTur conheceu as instalações do Mercado Municipal de Peixes. Na ocasião, Carlos Brito ouviu demandas de pescadores e empresários quanto à necessidade de construção de uma rampa de acesso ao mar no Portinho, ponto turístico local, e se comprometeu a trabalhar pelo atendimento da solicitação junto ao governo federal.
“O governo federal, hoje aqui representado por mim, está aqui porque acredita no potencial daqui. Estamos trabalhando diferente, o nosso governo trabalha junto com o estado e o município. Então, a determinação do nosso presidente Bolsonaro é que a gente cada vez mais fortaleça o nosso país e a gente vai fortalecer. Porque, trabalhando junto, pode ter certeza de que tudo vai dar certo e a gente vai conseguir resultados positivos para essa região”, disse o ministro.
A visita do ministro a Peruíbe foi comemorada por lideranças locais. “É uma semente germinando para uma ânsia de anos, que é a nossa rampa, pois os pescadores não têm rampa para puxar o barco, para consertar o barco”, justificou Eliana Diniz, presidente da Colónia Z5 de Peruíbe. “Hoje estamos aqui com o ministro do Turismo e a gente nunca teve isso aqui. Então, acho que nossa conquista vai se realizar”, apostou Antônio Prado, o “Totó”, da Colônia de Pescadores local.
AGENDA – Os compromissos do ministro do Turismo no estado se encerraram com uma reunião, na cidade litorânea de Santos, junto a representantes do Grupo Altstut, que apoia causas ligadas ao esporte. Carlos Brito conheceu detalhes de um projeto arquitetônico concebido por Oscar Niemeyer em homenagem ao ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e que pode ser construído na cidade.
Por André Martins – Ministério do turismo