Ministério lança nova Plataforma Nilo Peçanha

0
82

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira (07), às 14h, o evento de lançamento da nova Plataforma Nilo Peçanha. O aprimoramento da ferramenta pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC visa melhorar a experiência no acesso às informações com uma navegação mais intuitiva e inovadora. O novo ambiente virtual acrescenta dados dinâmicos sobre o orçamento e a gestão de pessoas, conferindo mais transparência, novo formato para apresentação e comparação de indicadores fortalecendo o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.

A edição de 2022, que tem como base as informações do ano de 2021, é a quinta desde o lançamento da plataforma. O objetivo do presente lançamento é demonstrar uma nova proposta visual da Plataforma Nilo Peçanha, apresentando os dados por meio de uma navegação intuitiva, apoiada em mapas interativos, diagramas responsivos, tabelas e demais artefatos visuais que privilegiam a qualidade da experiência do usuário.

“Hoje foi lançada a nova versão da Plataforma Nilo Peçanha, uma plataforma que traz na sua origem os dados e principais indicadores das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A nova versão é dinâmica e intuitiva, e apresenta um novo formato de disponibilização dos dados, o que facilita a interação com os gestores da Rede Federal e demais usuários da ferramenta”, relatou o secretário Tomás, que também destacou as principais novidades da plataforma.

- PROPAGANDA -

“Dentre as novidades, há duas que merecem destaque. A primeira é ferramenta de gestão do orçamento, que possibilita o acompanhamento de toda execução orçamentária da Rede Federal, a partir 2013, e conta com uma atualização rotineira e dinâmica. A segunda trata de um conjunto de dados para gestão de pessoas, com dados históricos desde 2013, e que, na nova plataforma, passará a ser atualizado mensalmente. Isso permite a melhoria no processo de gestão e possibilita a qualificação dos dados visando auxiliar as tomadas de decisão dos dirigentes da Rede Federal”, enfatizou o Secretário.

O ambiente de visualização com novas ferramentas que é disponibilizado pelo MEC, além de preservar o conteúdo das edições já consolidados desde 2018 também apresenta novas funcionalidades com informações exclusivas sobre o orçamento e a execução do recurso pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como sobre a força de trabalho para um melhor planejamento e distribuição dos servidores.

O evento contou com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal, Claudio Alex da Rocha; e do vice-presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, Marcelo Freitas da Silva.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec.