Seu filho tem TDAH? O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição que atinge inúmeras pessoas.
Ela se caracteriza pela hiperatividade e falta de atenção. Cerca de 3 a 5% das crianças são atingidas, podendo o problema continuar na vida adulta, de acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção.
Você, pai e mãe, que se preocupa com seu filho com TDAH, certamente está buscando alternativas para ajudá-lo a ter uma vida melhor, não é mesmo? Vamos então conferir junto com a gente algumas dicas poderosas:
A TDAH
Antes de começar a te passar nossas dicas, vamos falar um pouco desta condição. Muitos pais inclusive acreditam que seja apenas um mau comportamento, mas o ideal é prestar um pouquinho mais de atenção em seu filho para perceber se se trata do transtorno.
A partir dos 6 anos de idade, é legal ficar de olho quando uma criança apresenta frequentemente e de modo extremo:
falta de atenção;
inquietude;
impulsividade;
dificuldade para tomar decisões;
insegurança para planejar ou
problemas para impedir comportamentos.
Como ajudar?
Existem uma infinidade de conteúdos, vídeos e treinamentos para ajudar pais a cuidarem de seus filhos com TDAH. Mas, algumas atitudes bem simples podem ser tomadas. Vejamos:
#1 Organize a rotina
Geralmente, pela falta de concentração, uma criança com TDAH não consegue organizar sozinha a sua rotina. Ajude-a com técnicas de organização.
Quem sabe criando um espaço exclusivo mais silencioso para os estudos, ou incentivando que ele ou ela use ferramentas como um calendário, post-its, lembretes, enfim. Até um bilhete na geladeira pode ajudar!
#2 Faça um cronograma
Planejar o tempo das atividades é uma boa ajuda para estimular a concentração da criança com TDAH. Até porque, é normal que elas percam o foco em atividades mais densas, como as lições de casa.
Sendo assim, estipular alguns minutos de pausa para alguma atividade que eles gostem, é uma boa pedida para relaxar a mente dos pequenos e voltar com foco total.
#3 Conclua atividades
Aqui a ajuda dos pais deve ser constante. Isso porque um portador de TDAH sente muita dificuldade em concluir tarefas.
É muito importante que se ensine a realizar as atividades até o final. Para isso, estipule um horário certo para a conclusão, que não se estenda muito. Depois uma pausinha para relaxar!
#4 Relaxar
Sim! A pausinha para relaxar é muito eficiente.
Com tanta energia e hiperatividade, é normal também que eles em algum momento precisem descansar. Um cochilo durante o dia pode ajudar bastante!
#5 Estímulos
Mostrar-se sempre presente é extremamente importante. Para uma criança com TDAH é essencial que essa presença venha acompanhada de reforços positivos.
Sempre incentivando a fazerem as coisas certas, como um “parabéns”, “é isso aí” deixa qualquer criança mais feliz para continuar o que estava fazendo. Obviamente, os comportamentos negativos também devem ser alertados, de uma maneira articulada como uma conversa.
#6 Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos também é ótimo para que a criança aprenda a ter disciplina e estimule o seu bom-humor. Pergunte qual esporte a criança mais gosta e qual gostaria de começar a praticar! Certamente será gratificante.
#7 Incentivar brincadeiras e amizades
Brincando com outras crianças, é possível aprender a se socializar melhor e a ter alguns limites. É como uma troca, onde um aprende com o outro a se relacionarem harmonicamente.
Permita que elas brinquem principalmente com brinquedos que estimulem a atenção, como jogo da memória e xadrez.
Botica Alternativa