O que é e para que serve a cortina de ar?
Cortina de ar é nome técnico daquele “ventinho” vindo da parte superior que sentimos ao passar de um ambiente para outro ou na porta de entrada de um local. É muito comum em ambientes comerciais, como lojas, hipermercados (que possuem grande fluxo de pessoas), frigoríficos, entre outros.
A cortina de ar serve para manter a temperatura do ambiente arejada e fresca, sendo um grande aliado do ar-condicionado. Também é capaz de neutralizar a temperatura fazendo um equilíbrio entre ambiente interno e externo.
Geralmente, a cortina fica a uma altura de aproximadamente de 2,50 metros e, assim, ela evita essa troca de calor. É um equipamento parecido com ar-condicionado, porém possui duas partes, uma que fica na parte externa e outra na parte interna.
Funcionamento do aparelho:
A parte interna faz a tarefa da ventilação e aquecimento do ambiente em que o aparelho é colocado. Já a parte externa, faz com que o aparelho trabalhe em silêncio. Outra estrelinha para a cortina de ar!
Dessa forma, ela não deixa as temperaturas se misturarem. Seu fluxo de ar é potente e denso, isso faz com que poeiras, bactérias e odores não circulem no ambiente. Ela funciona principalmente como uma barreira garantindo a isolação térmica.
Para que o funcionamento seja eficaz por completo, é necessário ter atenção aos ajustes como a velocidade da corrente de ar que a cortina emite e o ângulo. Essa tarefa é fácil de ser executada com o uso do controle do aparelho.
É bastante comum encontrá-las em locais de grande circulação, mas também é indicado para escritórios enxutos e ambientes domiciliares. Como já mencionamos, ter uma cortina de ar em casa só potencializa o uso do ar condicionado.
Além disso, as cortinas de ar servem para separar os ambientes de fumantes e não fumantes em alguns locais (como hotéis e aeroportos), casas noturnas e até mesmo no transporte coletivo. Ela é mais comum do que pensava, não é mesmo?
Benefícios ao comprar uma cortina de ar
Uma curiosidade importante a ser destacada é que seu uso melhora a vida útil de aparelhos como ar condicionado e câmaras frigoríficas gerando economia elétrica de até 35%.
Ou seja, além de ser responsável por deixar o ambiente sempre fresquinho, a cortina de ar conta com boas vantagens. Listamos sete para você conferir:
Protege o ambiente contra insetos e odores,
Auxilia na economia elétrica,
Aumenta a vida útil dos equipamentos,
Em dias frios, evita embaçar vidros, espelhos e janela,
Permite que as janelas e portas permaneçam abertas, o que aumenta o bem-estar das pessoas no local.
É dinâmica e pode ser aplicada em diversos tipos de estabelecimentos e residências,
Custo-benefício dentro do esperado.
Diferença entre uma cortina de ar e o ar-condicionado
A cortina de ar é um aparelho que mantém a refrigeração do ambiente, mas não refrigera. Já o ar-condicionado climatiza. Eles têm funções distintas que se complementam, no bom português claro.
Um ponto de atenção na compra da cortina de ar, é a altura e largura da porta ou janela. É imprescindível ter as mesmas medidas para que o funcionamento seja efetivo.
Tipos de cortina de ar
Cortina de ar industrial: São indicadas para isolamento térmico para diversos tipos de indústrias, encontradas principalmente em câmaras frigoríficas e onde a qualidade do ar afeta diretamente a qualidade de trabalho das pessoas. Indica-se para siderúrgicas, laboratórios, têxtil, entre outros. Esses modelos chegam até oito metros.
Cortina de ar comercial: Esse modelo é enxuto, indicado para lugares menores, como farmácias, mercados a fim de garantir uma melhor climatização. Outro atributo é sua fácil instalação.
Cuidados e manutenção da cortina de ar
Assim como qualquer equipamento, a cortina de ar também precisa de limpeza e manutenção para manter seu funcionamento com qualidade. Mantenha seu equipamento sempre limpo, use um pano seco para limpar e evite que haja acúmulo de poeira.
O equipamento deve estar desligado, com o intuito de inibir acidentes como choque elétrico e é aconselhado que um técnico faça a limpeza adequada ao menos uma vez no ano.
Blog Dufrio