Foram necessários oito meses para que as vendas de veículos novos se aproximassem do patamar de 200 mil unidades. Em agosto, dados preliminares mostram que o setor obteve ao menos 193 mil emplacamentos, melhor resultado de 2022.
Desde dezembro do ano passado, o mercado não atingia esse nível, por conta dos problemas com a cadeia produtiva, afetada por pandemia e outros motivos.
Com isso, as vendas subiram 14% em relação a julho e 22% se comparado a agosto de 2021. No acumulado do ano, no entanto, os emplacamentos ainda são 9% menores do que no mesmo período de 2021.
Com melhores condições de abastecer suas redes, a maior parte das montadoras obteve resultados mais expressivos.
As três maiores fabricantes, por exemplo, registraram o maior nível de emplacamentos em 2022. A Fiat passou de 44 mil unidades vendidas, a GM, de 30 mil carros, e a Volks, pouco mais de 32 mil exemplares.
Briga acirrada entre os hatches compactos
O mês passado também a briga pela liderança entre os automóveis ficar mais acirrada. A recuperação do Gol, 3º colocado do ranking (excluindo utilitários), continuou, com 11,7 mil unidades emplacadas. O HB20, de visual renovado, também mostrou força, com 10,9 mil veículos vendidos enquanto o Onix se aproximou de 10 mil unidades.
O modelo da Hyundai, no entanto, dificilmente deve ceder o posto já que a aproximação dos rivais é lenta.
A picape Strada, por sua vez, aumentou a distância para esses modelos ao emplacar 14.157 unidades.
Autoo