Cidade de São Paulo concederá descontos no IPTU aos donos de carros não poluentes

0
80

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, realizou um anúncio importante na durante a abertura do Salão da Mobilidade Elétrica (VE Latino Americano) realizado na semana passada.

De acordo com o chefe do executivo municipal, deverá ser oficializada em breve uma medida que vai permitir aos donos de veículos elétricos ou movidos a hidrogênio obterem créditos que poderão ser usados para o abatimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) independente do preço do automóvel.

Segundo Nunes, o desconto do tributo será limitado em até 103 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que hoje resultaria em R$ 3.292,91.

- PROPAGANDA -

A medida, acrescenta Nunes, deve ser oficializada por Decreto municipal, regulamentando a Lei 17.563/2021, de autoria de Antonio Donato (PT), Rodrigo Goulart (PSD) e Ricardo Teixeira (DEM), que alterou a Lei 15.997/2014.

Atualmente, o teto de preço dos veículos que podem usufruir do incentivo tributário é de R$ 150 mil, valor considerado baixo para a compra de um modelo dotado de tecnologia elétrica ou a hidrogênio. Com o novo anúncio, portanto, agora veículos acima deste valor serão elegíveis ao benefício.

“É uma excelente notícia para o setor. Como o próprio prefeito disse, na abertura do VE, precisamos ter mais ações que estimulem a transição energética. Os governos, em todas as suas esferas, devem pensar em projetos que incentivem uma mobilidade mais sustentável, e parabenizo a cidade de São Paulo pela iniciativa.

Ainda temos uma longa estrada até conseguirmos popularizar o acesso da população à eletrificação, mas o estado de São Paulo, com a isenção do IPVA e o município, com a suspensão do rodízio e agora mais esse projeto estão estimulando o progresso do estado. Esperamos que outros estados possam seguir o mesmo exemplo”, analisa Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, empresa organizadora do VE Latino Americano e do C-MOVE.

Autoo