Pedras decorativas: 4 revestimentos para embelezar sua casa

0
79

As pedras naturais deixaram de ser um elemento decorativo apenas para jardins e estão sendo cada vez mais utilizadas como revestimentos para a decoração de interiores. Isso porque a sua utilização proporciona um efeito visual muito moderno e sofisticado, além de conferir diferentes texturas aos ambientes.

Os benefícios de incorporá-las em sua casa são muitos: elas apresentam resistência, durabilidade, beleza e versatilidade, podendo empregá-las tanto em áreas externas como no interior das casas.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar quais são os principais tipos de pedras para revestimentos e como utilizá-las.

- PROPAGANDA -

Principais tipos de pedras para revestimentos

Como falamos anteriormente, utilizar pedras como revestimentos é uma ótima maneira de aprimorar a decoração do seu lar. Mas com tantas opções e variedades disponíveis, é comum surgir algumas dúvidas a respeito dos tipos de pedras mais recomendadas para cada ambiente.

Para acabar de vez com as suas dúvidas, nós vamos apresentar os principais tipos de pedras, bem como suas especificações, confira:

  1. Ardósia

Essa é uma pedra muito popular e versátil, podendo ser aplicada no chão, em paredes e até mesmo no balcão da pia.

É possível encontrá-la em diversas tonalidades e texturas, que se adaptam a qualquer estilo decorativo. Além disso, a ardósia apresenta uma resistência alta, preço acessível e baixa absorção de água, o que dificulta o acúmulo de sujeiras e facilita a rotina de limpeza.

  1. Pedra São Tomé

A pedra São Tomé – que recebeu esse nome em homenagem a sua cidade de origem, São Tomé das Letras, em Minas Gerais – é ideal para quem procura um revestimento com aspecto mais natural.

Essa pedra possui resistência térmica, alta porosidade e ótima absorção de líquidos, sendo muito indicada para ambientes externos e áreas próximas à piscina.

Além disso, ela também apresenta uma resistência excelente, que a torna ideal para calçadas, garagens e outras áreas que recebem um fluxo intenso de pessoas.

  1. Mármore e granito

O mármore também é muito utilizado em pisos e bancadas da pia, conferindo um toque de sofisticação e elegância ao ambiente. E para quem busca uma opção mais em conta, há também o granito que proporciona o mesmo ar de sofisticação.

Ambos são resistentes, duráveis e muito fáceis de limpar.

  1. Pedra ferro

A pedra ferro, também conhecida como pedra pericó, é uma espécie de rocha metamórfica que pode assumir diferentes formatos, texturas e oscilações na coloração; seu aspecto enferrujado é ideal para quem gosta de um estilo mais rústico ou industrial.

Uma das suas grandes vantagens é a sua alta resistência, tanto a impactos físicos e agentes corrosivos, quanto às ações da natureza. Por esse motivo, a pedra ferro é uma ótima opção para fachadas, garagens, jardins e demais ambientes externos.

Dicas para escolher a melhor pedra

Você acabou de conferir os principais tipos de pedras e suas especificações, porém, há alguns detalhes que devem ser considerados a fim de obter o melhor resultado para cada ambiente. Veja as dicas a seguir:

Para ambientes internos – e no caso das paredes – prefira pedras que apresentem cortes pequenos, cores neutras e textura polida. Esse cuidado é importante para conferir um toque mais acolhedor ao ambiente e não deixar a decoração excessivamente pesada;

Para áreas externas, deve-se optar pelo oposto; ou seja, aposte em pedras com corte maior, cores mais fortes e não tenha medo de abusar das texturas;

Se a sua intenção é incorporar pedras na fachada da sua casa, utilize os modelos com cores fortes e cortes maiores, que proporcionarão maior destaque para a área em questão.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de pedras e como usá-las para completar a decoração da sua casa, acesse o site da C&C e encontre as melhores opções para você!

Casa & Construção