MEC apresenta ações em desenvolvimento de energias renováveis na Palestina

0
55

Promover o intercâmbio de conhecimento técnico e a capacitação de servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. Esses são alguns dos objetivos da missão oficial promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), na Palestina, que contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos Institutos Federais de Pernambuco e de São Paulo. A visita foi realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, na cidade de Ramalá.

A missão foi realizada no âmbito do plano de trabalho do projeto “Mitigando os Efeitos da Pandemia por meio de Inovações: Energias Renováveis e Educação Vocacional para Jovens Empregados”, realizado pelo MEC em parceria com o governo da Alemanha, em benefício da Palestina.

O projeto tem por objetivo desenvolver, na Palestina, diretrizes curriculares nacionais de acordo com as demandas da área de energia, criando novas ofertas de cursos, adequados à realidade e às necessidades do setor produtivo. Com isso, pretende-se construir capacidades entre docentes e estudantes da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Palestina, alinhadas a matrizes renováveis de energia.

- PROPAGANDA -

A cooperação apoiará tecnicamente as instituições palestinas de educação na sua organização para a implementação de novos cursos, com foco nas demandas do setor de energias renováveis, identificando dificuldades e indicando como e onde os investimentos podem ser feitos. Além disso, o projeto dará apoio aos professores e técnicos palestinos, na forma de ações de formação e provimento de materiais didáticos. O governo alemão, por sua vez, atua como facilitador da cooperação trilateral.

Durante a missão, além de representantes do Ministério da Educação, a Alemanha foi representada por técnicos da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), residentes no Brasil e na Palestina.

 Sobre a agenda

Durante visita na Palestina, a delegação também teve oportunidade de conhecer o Escritório do Brasil em Ramalá. A reunião com os representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi realizada com o intuito de avaliar os resultados preliminares da missão, bem como de prospectar a ampliação da cooperação entre os países.

Além disso, professores de Institutos Federais permaneceram no país até 29/09 para ministrar curso de capacitação, com carga horária de aproximadamente 30h/a, em energia fotovoltaica para profissionais do setor na Palestina.

Assessoria de Comunicação do MEC com informações da Assessoria Internacional