Turismo Industrial: Fábrica de conhecimento e geração de renda

0
65

O Brasil é gigante em vários aspectos, inclusive no turismo e na indústria. Quando esses dois andam juntos, o fomento à economia, a geração de empregos e a expansão do conhecimento para o turista toma proporções ainda maiores. Por esse motivo, o Turismo Industrial tem ganhado força no país. A modalidade, que consiste na realização de visitas guiadas em grandes empresas e indústrias, proporciona ao viajante uma experiência de conhecimento a respeito dos processos de fabricação de produtos, desde a matéria-prima até seu resultado.

Praticamente todos os setores da indústria podem ser contemplados com esse tipo de turismo: metalúrgica, indústrias têxteis, fabricação de alimentos e bebidas, setor automobilístico, tecnologia, meio ambiente, objetos que são utilizados no dia a dia… a lista de locais que podem ser visitados é abrangente e permite ao viajante curioso escolher mais de um roteiro. Além de ter acesso à produção, o tour industrial permite ao turista conhecer a história da corporação e a relevância da atividade para a região, trazendo conhecimento. Conheça alguns roteiros e programe-se:

ITAIPU – Para começar o tour, a visita em Itaipu Binacional, marca presença. A maior usina hidrelétrica do mundo está localizada em Foz do Iguaçu (PR) e narra um pedaço da história brasileira.  No tour, o visitante vai adentrar a usina, passando por diferentes setores que compõem sua estrutura, vai conhecer o funcionamento de turbinas, painéis e do curso da água para a geração de energia. O tamanho da hidrelétrica e a dimensão do seu trabalho vão encantar e surpreender os visitantes.

- PROPAGANDA -

SETOR AUTOMOBILÍSTICO – Surpresa também para o viajante que escolher explorar o mundo do setor automobilístico, pois as indústrias abrem as portas e revelam como é o processo de produção dos carros. Em Betim (MG), por exemplo, a fábrica da Fiat recebe universitários e estudantes de ensino técnico para mostrar os sistemas e tecnologia de uma fábrica de automóveis. A visita é dividida em etapas nas quais é possível passar nas alas de prensas (local em que o aço se transforma em peças para a carroceria) até as linhas de teste, momento em que os veículos passam por teste prático de qualidade.

SETOR ALIMENTÍCIO – Comidas e bebidas também fazem parte do tour da indústria. Nessa modalidade, o visitante vai conhecer – e degustar – itens produzidos em solo nacional. Um exemplo disso são as fábricas de chocolate, onde o público de todas as idades é bem-vindo. Gramado (RS), é um dos roteiros mais famosos para a escolha do “chocólatra” de plantão, com suas tradicionais chocolaterias artesanais e fábricas de grandes marcas. Outra cidade que recebe os amantes de chocolate de braços abertos é Vila Velha (ES), onde é possível fazer um tour pela fábrica da Garoto e conhecer, inclusive, um museu do chocolate.

Mas, se a vontade do viajante é degustar uma bebida, a recomendação é explorar as fábricas que produzem cerveja. As cervejarias estão espalhadas por todo o país, em especial nos estados de Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco (locais onde estão instaladas as fábricas da Ambev). Além disso, o turista também pode percorrer o tour “cervejeiro” nos estados do Sul do Brasil, onde são produzidas cervejas renomadas.

APICULTURA – Os amantes de natureza também encontram nas indústrias uma forma de estar em contato com a fauna e com a flora e um exemplo disso é a produção do mel. Os apiários (conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas), podem ser visitados por turistas curiosos a respeito dessa produção. Essas colmeias podem ser encontradas em estados como São Paulo e Minas Gerais, onde o turista vai conhecer de perto – e com muita segurança – o habitat das abelhas, o processo de produção do mel, além de entender um pouco mais a respeito da apicultura (que é a atividade de criação de abelhas).

FERRAMENTAS – Para quem se interessa pelas ferramentas que facilitam o dia a dia, a dica é visitar a fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa (RS). Por lá, o turista realiza uma verdadeira imersão na indústria, conhecendo fábricas que tiveram origem no início dos anos 1900. O visitante vai ter acesso, ainda, a ofertas de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, construção civil, entre outros.

Por Nayara Oliveira – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo