O prato foi passado para os portugueses e espanhóis e foi trazido para o Brasil. No nosso país, ele foi adaptado pelos tropeiros paulistas que, durante as viagens, misturavam a farinha de milho com outros ingredientes.
Mas o cuscuz paulista é bem diferente do cuscuz nordestino. Ele é salgado, servido sempre gelado, cortado em fatias. É perfeito para ser servido como entrada ou acompanhamento para peixes, por exemplo. A seguir veja como preparar o verdadeiro cuscuz paulista.
INGREDIENTES
1/2 xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
1 lata ou caixa de molho de tomate
2 latas de água
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
1 pimentão
2 latas de sardinha ou atum
cheiro-verde a gosto
sal e temperos a gosto
1 tablete de caldo de legumes ou do seu sabor preferido
3 xícaras de farinha de milho grossa
3 ovos cozidos
tomate para decorar
MODO DE PREPARO
Refogue no azeite, a cebola, o pimentão, as azeitonas, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o cheiro-verde, a sardinha, os temperos e o tablete de caldo .
Coloque a água, deixe ferver, coloque a farinha de milho e cozinhe.
Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, os tomates e a sardinha por baixo.
Coloque a massa na forma, deixe esfriar e desenforme.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O cuscuz paulista é uma receita tradicional do estado de São Paulo. A culinária brasileira, por ser muito rica, tem vários sabores diferentes e maravilhosos. Confira essa receita de feijão tropeiro, tradicional prato mineiro, e conheça um pouco mais de nossa culinária!
Além da receita de cuscuz paulista, existem outras variações como o cuscuz de milho, chamado cuscuz nordestino, e o cuscuz marroquino.
Tudo Gostoso