Bali é um paraíso para turistas e, nos últimos anos, também para os nômades digitais. A ilha da Indonésia já atrai tantas pessoas que trabalham online que criou até mesmo um visto especial voltado para este público. Atentos a este nicho, o Clan Living Hotel, localizado na cidade de Ubud, abriu espaços para que seus hóspedes possam confortavelmente trabalhar no local.
A reforma do hotel de bambu se baseia em coliving, isto é, o conceito de moradia compartilhada. A ideia é oferecer um local que, além de hospedagem, possa ser funcional para trabalhar, compartilhar ideias e se reunir com outras pessoas.
Entre os destaques do projeto, agora há uma cozinha totalmente equipada – onde os hóspedes podem cozinhar enquanto colocam o papo em dia – e os quartos privados possuem uma varanda espaçosa com acesso direto à piscina e à área comum.
Uso de bambu no hotel
Projetada pelo arquiteto Ruang Nyaman, a obra tem a sustentabilidade como foco. Por isso, foram utilizados materiais de origem local onde o bambu, tão comum na região, é o protagonista.
Um sistema de postes curvos de bambu reveste o edifício existente, por exemplo, gerando assim uma nova fachada respirável. A reforma inclui também uma área comum de dois níveis, conectados por uma rampa de madeira, onde o bambu impera. O piso é de madeira e o telhado de bambu reflete o ambiente circundante. Longos bancos de madeira podem ser usados para trabalho e interação. E, por fim, um dossel gigante também destaca não só a beleza do material, como sua durabilidade e maleabilidade.
Outro aspecto interessante a ser observado é o uso de formas curvas em todo o projeto, o que remete às formas orgânicas da natureza. Desta forma, todo o espaço cria uma atmosfera acolhedora e calma, contrário a muitos dos insossos e claustrofóbicos ambientes de trabalho.
Ciclo Vivo