O rejunte colorido, além de vedar os espaços entre as peças de um revestimento, protegendo-o contra infiltrações, fissuras e outros problemas, é importantíssimo para o visual estético do ambiente, pois mesmo escolhendo o revestimento dos seus sonhos, a cor do rejunte pode mudar o que você imaginava como resultado final da obra.
Antigamente, não existia um valor tão grande para as infinitas possibilidades estéticas do acabamento com rejunte colorido. Em edificações mais antigas, dificilmente é encontrado contraste de cores entre pisos/azulejos e o rejunte, afinal o mais comum era utilizar tons semelhantes ou padrão, muito parecido com o cimento.
Ainda bem que hoje tudo está diferente e a cada dia que passa entendemos a importância de trazer alegria e vida aos ambientes, utilizando as mais variadas combinações de cores. Se você também quer saber como a cor do rejunte faz toda a diferença no ambiente, confira algumas dicas para escolher a cor ideal e arrase no acabamento de sua casa!
Boa leitura!
Como escolher e aplicar o rejunte colorido em casa
O rejunte colorido, além de ser responsável pela integridade e durabilidade do acabamento, é ideal para combinar cores e deixar seu ambiente de cara nova, muito mais vivos, coloridos, alegres e elegantes, sejam eles em áreas internas ou externas.
Entretanto, para não depreciar a aparência da casa, deixando com uma estética cansativa e destoante, é importante levar alguns fatores em consideração antes de colorir os rejuntes dos cômodos. Veja o que é preciso para acertar na cor do rejunte e em todo acabamento.
Observe os tamanhos e formatos dos pisos e azulejos
Antes de qualquer escolha, é importante identificar qual aparência você realmente quer entregar para os ambientes. Determine se os visuais serão mais lúdicos, geométricos, leves, divertidos, neutros, etc.
É importante acompanhar a estética predominante de sua casa, principalmente se for o caso de uma pequena reforma de banheiro, cozinha ou lavanderia. Não seria interessante passar um look rústico em um ambiente com designs modernos, ou então estética industrial para edificações com arquiteturas clássicas.
Se as peças forem grandes, causará a sensação de amplitude ao ambiente. Neste caso, busque por uma tonalidade muito próxima às peças, para que o rejunte colorido fique quase invisível ao olhar.
Para azulejos e pisos menores, aposte no contraste de cores, como peças brancas e rejuntes de tons amarelados ou avermelhados, como as cores ferrugem e tijolo. Nas peças escuras, você pode inverter e usar rejuntes claros, como branco, palha, cinza platina e até tons de marrom, como café e canela para ambientes mais rústicos.
Pronto, agora você sabe o que é preciso para escolher seu rejunte colorido.
Quartzolite