A porta da sala é uma das peças-chave na hora de construir ou redecorar ambientes, pois além de unir beleza e segurança, também deve ser funcional e possuir uma boa durabilidade.
Com tantas opções no mercado, pode até ser difícil realizar essa escolha. Pensando nisso, a Madel separou algumas dicas para você identificar qual a porta é ideal para a sua casa. Acompanhe o artigo!
Quais as melhores opções de porta da sala?
Para determinar qual a melhor opção de porta de sala para o seu lar, você deve levar alguns fatores em consideração, como necessidade, adequação ao estilo do ambiente, espaço disponível e se ela terá ou não contato com o exterior.
Isso porque, se a porta da sala está ligada a um ambiente externo, é imprescindível optar por materiais resistentes e seguros, capazes de aguentar as ações da chuva, vento e raios solares. Já se for ficar em um ambiente somente interno, alguns critérios são mais flexíveis, como a questão da resistência.
As portas externas, por exemplo, devem ser fabricadas com madeira maciça, pvc ou alumínio, enquanto internamente as portas sarrafeadas podem ser o suficiente.
A seguir, confira alguns detalhes dos materiais e modelos que você deve levar em consideração na escolha de uma porta ideal para sua casa:
Tipos de materiais
Uma das principais dúvidas de quem irá definir a porta da sala ideal é a escolha do material. Algumas das opções são as seguintes:
portas de madeira: proporciona beleza e elegância ao ambiente, além de ser versátil e fácil de combinar com todos os ambientes. Também possui bom isolamento térmico e acústico, e ainda apresenta durabilidade superior à de outros materiais;
alumínio: opção moderna, durável e sem riscos de enferrujar, portanto, podem ser utilizados externamente;
aço: um material resistente, seguro e de fácil manutenção, também traz modernidade à arquitetura do ambiente;
PVC: embora possibilite menos opções em design, as portas elaboradas com esse material são versáteis e apresentam uma boa durabilidade e alta resistência termoacústica.
Tipos de abertura de porta
Há diversos tipos de abertura de porta que você deve conhecer antes de realizar a escolha de uma porta. Escolha o modelo que melhor se adequa a necessidade, vão de abertura ou ambiente:
abertura tradicional ou de giro: a mais comum, que funciona por meio de dobradiças. Uma boa opção para ligar ambientes internos e externos;
pivotante: sistema de abertura mais moderno, possui pivôs ao em vez de dobradiças convencionais, o interessante é a estética diferenciada na abertura da porta;
de correr: ótimas opções para otimizar espaço, mas são mais indicadas para ambientes internos, por exemplo, para dividir a sala e a cozinha;
camarão: também contribui para a otimização de espaço, mas não é indicada para ambientes externos ou como porta de entrada principal, devido a sua baixa segurança no travamento;
sanfonada: outra opção para dividir ambientes e otimizar espaço. Esse modelo corre por um trilho que fica na parte superior e as folhas dobram uma em cima da outra.
Tamanho da porta
Geralmente, a porta tradicional tem 2,10 m de altura e a largura varia entre 60 a 90 cm (sempre de 10 em 10 cm). Já os modelos pivotantes são mais largos, encontrados a partir de 1,10 m de largura. Além disso, ainda há a possibilidade de criar uma porta feita sob medida para se adequar totalmente à necessidade do seu projeto.
Madel