A imagem mais comum associada à energia eólica são turbinas enormes, em uma planice. Mas a verdade é que já existem muitas opções de turbinas projetadas e dimensionadas para outros cenários, como centros urbanos ou pequenas propriedades rurais. No Canadá, o design das mini turbinas RidgeBlade impressiona pela inovação e eficiência.
Desenvolvidas para se encaixarem perfeitamente no topo de telhados residenciais ou comerciais, as turbinas eólicas desenvolvidas pela The Power Collective podem passar quase desapercebidas, mas na verdade p equipamento aproveita de forma simples e eficiente a energia dos ventos para produzir eletricidade.
A superfície inclinada nos telhados é aproveitada pela estrutura da RidgeBlade para direcionar e concentrar o vento predominante. Depois de percorrer a superfície do telhado forma um ponto de compressão na crista do telhado, acelerando o fluxo de ar através da turbina.
Design eficiente
Como resultado, a velocidade do vento medida ao redor do cume do telhado pode chegar a ser mais de três vezes a velocidade real do vento ambiente, o que otimiza a produção de energia elétrica.
Colocar a turbina nesta área de alto fluxo significa que ela tem até nove vezes mais potência do que um sistema HAWT, que são as turbinas eólicas de eixo horizontal.
Graças a este design, as turbinas RidgeBlade permitem a geração de eletricidade de forma consistente, mesmo em condições de vento instável. As lâminas foram projetadas para evitar ruído de operação e o equipamento foi projetado para autolimitar a velocidade de rotação, em condições extremas.
Diferentes tamanhos e potências
A empresa comercializa atualmente 3 opções de produtos. O primeiro é o RB1, uma versão doméstica e menor, projetado para produzir eletricidade em diferentes condições de vento.
As turbinas residenciais tem um design específico para que sejam instaladas produzindo o menor impacto visual possível. Segundo a fabricante, o equipamento pode ser instalado em diversos locais, incluindo residências urbanas e locais ambientalmente sensíveis, como parques nacionais e áreas rurais.ais potente, projetada para instalação em uma ampla variedade de tipos de construção. O desempenho é estável, em diferentes condições de vento e a instalação funciona para a maioria dos locais de instalação, incluindo grandes estruturas industriais ou locais agrícolas.
Uma outra alternativa é a instalação híbrida, que combina as turbinas RidgeBlade com painéis solares, melhorando a eficiência energética e desempenho. A combinação entre energia solar e energia eólica pode ser feita com os sistemas básicos de turbina RB1 e RB2 com a saída adicional de painéis fotovoltaicos, integrados à estrutura do telhado existente.
Para mais informações acesse: thepowercollective.ca
Ciclo Vivo