O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 aconteceu neste domingo, 20. A aplicação da prova começou às 13h30 e os candidatos tiveram cinco horas para responder um total de 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Na última semana, foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação.
O número de inscritos foi de 3,4 milhões, o segundo menor patamar desde 2005. Nessa segunda etapa da prova, os estudantes encontraram questões sobre a pandemia. Houve, por exemplo, perguntas sobre a higienização de ambientes e também sobre o funcionamento de testes de Covid-19.
O exame, que é o principal vestibular de universidades públicas e privadas do Brasil, fez menção ainda a órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Mundial da Saúde (OMS) e abordou a prática do doping no esporte. “As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais”, explicou o Inep em texto divulgado no site oficial do Governo Federal.
*Com informações do Estadão Conteúdo – Jovem Pan