No Chile, MTur participa da 2ª edição do Fórum do Corredor Bioceânico

0
78

O Ministério do Turismo participa, a partir desta terça-feira (22.11), da 2ª edição do Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que acontece em Antofagasta, no Chile. O evento que reúne autoridades, técnicos e empresários do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile deverá discutir, até a próxima sexta-feira (25.11), temas que incluem o Turismo, infraestrutura, transporte e logística e procedimentos aduaneiros integrados que serão impactados pelo projeto.

Representando a Pasta, o coordenador de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade da SNAIC, Matheus Ribeiro Linhares, trará ao debate as políticas públicas que facilitem o turismo de caravanas, trazendo melhorias para o trânsito, infraestrutura e acessibilidade para o turista. Tudo isso, objetivando ampliar as rotas de viagem dos turistas brasileiros para os países do corredor e trazê-los para o Brasil, fornecendo um ambiente com facilidade, confiança e cooperação.

“A intenção do Ministério do Turismo é instituir uma proposta de criação de pontos de apoio aos viajantes visando a estruturação conforme o estudo do caravanismo, com diretrizes comuns entre os países. Além disso, ampliar as discussões sobre os desembaraços aduaneiros, normas sanitárias, desenvolvimento das cidades, dos povos e do turismo, cultivando as riquezas culturais e paisagísticas”, destacou Linhares.

- PROPAGANDA -

Ao integrar os países sul-americanos e facilitar o intercâmbio comercial, o Corredor Bioceânico também deve impactar o turismo na região. O projeto que interligará estas nações dará a oportunidade ao turista de conhecer um grande atrativo turístico que passará por paisagens exuberantes, como o Pantanal brasileiro, as Cordilheiras dos Andes e o deserto do Atacama.

No Brasil, a expectativa é de que a rota encurtará em cerca de 3 mil km a vinda de turistas argentinos, chilenos e paraguaios, com um corredor bem estruturado com 100% do percurso no país com wi-fi gratuito. O projeto prevê uma redução do risco logístico de 30% mais barato.

PRIMEIRA EDIÇÃO – Em maio deste ano, aconteceu a 1ª edição do Fórum do Corredor Bioceânico em Campo Grande (MS), na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul-Geral (Assomasul).

O objetivo dessa reunião foi debater o conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto, como acordos, convênios, logísticas, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comercio, energia e mineração.

RELATÓRIO – Recentemente, o Ministério divulgou um estudo relacionado ao caravanismo referente aos esforços do Grupo de Trabalho criado no âmbito do Fórum MOBTUR, conduzido pela Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC). A região Sul demonstrou ser maior número de cidades fabricantes de veículos recreativos do país, totalizando 33 municípios. O estudo mostrou ainda que durante o período de seis meses, o número de acampamentos turísticos registrados no Cadastur cresceu 36%, saindo de 465, em dezembro de 2021, para 632, no final de junho deste ano.

Ministério do Turismo