Estar em contato com a natureza pode ser também um privilégio de quem vive nas cidades. Aliás, é possível trazer a natureza para ambientes internos, garantindo bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade, e melhorando a disposição e criatividade.
Uma pesquisa avaliou o impacto da arquitetura biofílica em 7,6 mil postos de trabalhos em 16 países. Desenvolvido Interface, o estudo O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho, revelou que a que a biofilia (termo descrito nos anos 80 pelo biólogo americano Edward Osborne Wilson, como “amor às coisas vivas”) em ambientes de escritório aumenta em 6% a produtividade, 15% a sensação de bem-estar dos ocupantes e 15% a criatividade.
Para ajudar quem quer trazer mais beleza e garantir o bem estar em ambientes internos, a arquiteta Cristina Cardoso, responsável pelos apartamentos decorados do Grupo Yticon, tem algumas dicas importantes para aproveitar ao máximo o potencial da decoração natural, seja em casa ou no ambiente de trabalho – lugares que tem se misturado com o aumento da prática do home office.
Com criatividade, podemos inserir flores, folhas e plantas para trazer mais vida aos ambientes e melhorar a qualidade do ar. Além das flores a escolha das cores e peças de decoração também contribuem para deixar qualquer espaço mais bonito e aconchegante.
Dicas de decoração natural
Plantas e flores naturais
As plantas e flores naturais têm o papel criar um ambiente mais alegre e fresquinho. Seja dentro ou fora de casa, elas ajudam a renovar o ar, a manter a umidade, além de serem bonitas e perfumadas. “Nas varandas, a dica é investir em vasos de diferentes alturas, preferencialmente feitos em cerâmica, que mantêm por mais tempo a umidade da terra, ajudam a filtrar o sol e levam frescor para dentro de qualquer lugar”, explica Cristina.
As flores e plantas também ajudam a manter o ambiente mais fresco – ideal para os dias mais quentes – e conferem muito estilo a qualquer cômodo. Por isso, para deixar a sala de estar ainda mais sofisticada, o uso de vasos é uma excelente opção.
Já nos quartos, pensando no aconchego, vários estudos comprovam que há flores e plantas que podem auxiliar até mesmo na qualidade do sono e deixar seu espaço particular mais relaxante, além de bonito. “Ter uma boa noite de sono é essencial e algumas plantas têm efeito direto no humor e na qualidade do ar”, ressalta a arquiteta.
Decoração
Na decoração, nem sempre é fácil mudar a cor de um sofá, por exemplo. No entanto, capas de almofadas, roupas de cama e alguns objetos podem ser um bom caminho para mudar a cara de um ambiente. “As mantas de tricô e pelegos dão lugar ao algodão, com estampas floridas e suaves. Com criatividade, é possível transformar a casa de acordo com a temporada sem gastar muito”, exemplifica a arquiteta.
Nesse sentido, quando possível, a recomendação é também substituir ou retirar os tapetes do ambiente para deixar o piso mais arejado. “Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, pode-se colocar tapetes menores, de tecidos mais finos e naturais para que o ambiente fique mais aconchegante”, diz Cristina.
Cheiros e aromas
Grande parte das famílias têm aquela receita gastronômica clássica ou aquele perfume característico que transporta todos para momentos festivos. Então, por que não trazer esse perfume para a decoração? Entram nessa lista, a canela ou a baunilha, o cheiro de pinheiro fresco ou as flores que decoram a casa. Outros aromas refrescantes, como ervas frescas da horta, também podem ser usados, como alecrim, louro e limão. “Essas ervas são aromatizadores naturais de ambiente. Velas e sachês também são opções para ambientar o lar com o clima da primavera”, conta a arquiteta.
Jardins em apartamentos
Saber organizar a decoração de uma pequena área verde em apartamentos pode trazer para um ambiente pequeno a sensação de um espaço maior e mais natural. Para quem tem uma varanda ou mora em apartamentos térreos com área externa, é possível inclusive realizar o cultivo de gramas e forrações verdes.
Esta opção, no entanto, deve ser pensada com cuidado. “Algumas se desenvolvem melhor em sol pleno, então, se houver muitas árvores ou regiões sombreadas por muros – ou até mesmo a sombra projetada do próprio edifício na maior parte do dia -, o ideal é dar preferência a forrações de sombra, como heras, grama amendoim, entre outras”, explica.
Para quem não tem áreas externas, existem uma série de plantas que se desenvolvem muito bem em vasos, nas mais variadas condições. Pesquise e coloque mais verde em cada cantinho!
Plantas secas
Aos poucos, as plantas secas e desidratadas foram conquistando um espaço especial na decoração dos ambientes. Ao combinar beleza, durabilidade e quase nenhuma necessidade de cuidado com manutenção, os arranjos secos garantem um visual bucólico e rústico.
“Esses arranjos são plantas naturais que passaram por um processo de desidratação, perderam toda a sua água e não se deterioram tanto com o passar do tempo. Os arranjos secos são uma alternativa interessante de introduzir elementos naturais ao lar de forma duradoura e sem a necessidade de manutenções”, conta Cristina.
Horta caseira
Ter um espaço, nem que seja pequeno, para plantar e cultivar seus próprios alimentos é uma ótima ideia, que pode auxiliar numa alimentação mais saudável e prática. Juntando o útil ao agradável, o cultivo de ervas na cozinha ou na sacada – com a criação de pequenas hortas – se torna uma excelente ideia e alternativa sustentável. Essa é uma alternativa simples, de investimento baixíssimo, mas que traz inúmeros benefícios à estética do ambiente e saúde da família.
Banheiros
Por fim, para os banheiros e lavabos, onde dificilmente há forte incidência de luz, existem plantas que conseguem se adaptar mais facilmente nesses lugares. As plantas naturais dão um toque especial a esse ambiente, trazendo mais cor, perfume e frescor.
As plantas naturais desidratadas, ainda de acordo com a arquiteta, são ótimas opções para quem quer manter a aparência mais natural sem se preocupar com os cuidados, regas e limpeza do local. “Nessa opção, podem ser adicionadas essências de qualquer aroma, o que deixa o ambiente perfumado e sem o cheiro forte de produtos de limpeza”, finaliza a arquiteta.
Ciclo Vivo