Cinco pessoas são resgatadas de carros presos na enxurrada durante temporal em Presidente Prudente

0
77

O Corpo de Bombeiros resgatou cinco pessoas que ficaram retidas pela enxurrada em dois carros em pontos diferentes durante o temporal que atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta segunda-feira (2).

Uma das ocorrências foi no trecho da Avenida da Saudade entre a Avenida 11 de Maio e a Avenida 14 de Setembro, na Vila Euclides, no Parque do Povo, onde um carro ficou preso no meio da correnteza.

O outro caso foi na Rua Belo Horizonte, na Vila Santa Helena.

- PROPAGANDA -

O comerciante Wesley Tamanini passava de carro pela Rua Belo Horizonte no pico do temporal quando se deparou com o outro veículo preso no meio do alagamento.

Segundo ele, o nível da água atingia um metro de altura no local.

Tamanini e um tio que o acompanhava ajudaram a socorrer as três pessoas de uma mesma família moradora de Teodoro Sampaio (SP) – pai, mãe e filha – que estavam presas dentro do carro.

“Nós vimos e, de repente, a água começou a subir, subir, subir e carregar o carro deles. Ela abriu a janela e começou a gritar. E a gente não podia esperar a guarnição do Corpo de Bombeiros, mesmo sabendo do risco. Foi quando a gente decidiu. Um foi puxar a corda do carro, outro foi ajudar e eu consegui tirar o senhor, a filha e a mãe. A gente tirou e aí eles agradeceram muito. São de Teodoro Sampaio”, contou Tamanini.

“Eles ficaram desesperados, gritando, e agradeceram muito”, salientou o comerciante.

Na hora em que a guarnição dos bombeiros chegou ao local, ainda segundo Tamanini, os familiares resgatados enalteceram a atuação dele e do tio no salvamento.

Ele ressaltou que a pressão da água dificultou a abertura das portas do veículo.

“Nessas horas, a gente não mede esforços”, pontuou o comerciante.

“Ganhei o dia, ganhei o dia. Cheguei até a me emocionar. Na hora em que você vê a menina gritando, você tá doido, você não pensa em nada, em dinheiro, documento, celular, nada”, finalizou.

Em nota oficial ao g1, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que vem tomando medidas concretas para reduzir os riscos de alagamentos no Parque do Povo, tais como a limpeza completa das bocas de lobo e galerias no entorno do local, a inspeção de toda a estrutura das galerias a fim de identificar rachaduras, obstruções e outros problemas que possam comprometer o escoamento das águas e a reforma de parte da galeria na Praça Oscar Figueiredo Filho, em trecho próximo ao Prudenshopping, onde havia ocorrido o colapso de parte da cortina de contenção.

“O município segue em estudos para encontrar outras alternativas que diminuam os transtornos decorrentes das enchentes, uma vez que obras mais complexas demandam recursos inviáveis para os cofres municipais”, salientou o Poder Executivo.

 

“A administração municipal também pede a colaboração dos munícipes para que não joguem lixo nas ruas, uma vez que podem obstruir as bocas de lobo e elevar os ricos de alagamentos”, concluiu a Prefeitura.

Cinco pessoas ficam presas em carros no meio da enxurrada em Presidente Prudente

Outros pontos da cidade também foram afetados pelo temporal.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil registrou 30 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, alagamentos e desabamentos em diferentes bairros de Presidente Prudente.

Na Vila Charlote, a força da água derrubou parte do muro da Escola Municipal João Sebastião Lisboa.

Segundo a Prefeitura, equipes da Defesa Civil e de diversas secretarias foram acionadas para o atendimento das ocorrências relacionadas ao temporal.

A prioridade foi direcionada à desobstrução das vias que ficaram interditadas por queda de galhos e árvores, como a Rua Jerônimo Garcia Duarte e a Rua José Foz, que têm grande fluxo de veículos.

A Defesa Civil também atendeu a uma ocorrência de imóvel com risco de desabamento no Jardim Planalto.

A concessionária Energisa ressaltou que a tempestade que atingiu a região de Presidente Pudente, nesta segunda-feira (2), veio acompanhada de fortes ventos e raios, causando danos ao sistema elétrico, devido à queda de árvores, galhos e objetos lançados na rede.

A empresa informou que acionou de forma imediata seu Plano de Contingência e equipes da distribuidora estão em campo para a recuperação do sistema elétrico e o restabelecimento da energia nas unidades consumidoras atingidas o mais rápido possível.

As cidades mais afetadas foram Presidente Prudente, Presidente Bernardes (SP), Álvares Machado (SP), Alfredo Marcondes (SP) e Lucélia (SP).

Neste momento, ainda segundo a Energisa, cerca de 90% dos consumidores afetados já tiveram o fornecimento normalizado e as equipes trabalharam de forma ininterrupta para restabelecer os pontos restantes.

“A Energisa alerta a população para que não se aproxime de cabos caídos ao chão, pois podem representar riscos à segurança. Nestes casos, a orientação é entrar em contato com a empresa imediatamente pelo 0800-701-0326, pelos canais digitais de atendimento, app Energisa ON ou site e, isolar a área para que outras pessoas também não se aproximem. Em caso de falta de energia ou outras solicitações, a empresa também está disponível pelos canais acima”, orientou a concessionária.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta indicando que durante esta semana, entre terça-feira (3) e sexta-feira (6), há condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

Como há previsão de um volume acumulado elevado de chuva, com 120 milímetros na região de Presidente Prudente, o órgão estadual ressaltou a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, “pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo”.

G1PP