Você já ouviu falar em cimento queimado nos pisos e paredes? Essa é uma tendência que chegou ao mundo da arquitetura há alguns anos e continua ganhando força, podendo ser utilizada em diversos tipos de ambientes.
No passado, o cimento queimado era muito usado em canteiros de obras e em ambientes externos, por sua resistência e durabilidade. Entretanto, começou a aparecer em muitos espaços modernos e sofisticados para trazer um toque industrial à decoração.
O segredo da popularidade do cimento queimado está em sua versatilidade. Sua aplicação pode ser na parede, no piso e até mesmo no teto! E apesar de ser um revestimento com acabamento industrial, combina bem com diversos outros materiais, e permite criar decorações charmosas, sem perder a elegância e sofisticação dos espaços.
Além disso, é uma opção econômica e resistente, de fácil aplicação e que garante um resultado único e exclusivo. Afinal, os resultados são sempre diferentes!
Ficou com vontade de fazer em casa? Então confira o passo a passo de como fazer cimento queimado para aplicar nas paredes do seu lar!
Mas, o que é cimento queimado?
Muito se fala em cimento queimado, mas você sabe em que consiste esse conceito? Apesar do que o nome indica, o processo não envolve atear fogo nas paredes de sua casa.
Na verdade, o cimento queimado pode ser feito com cimento, areia e água, formando uma argamassa versátil para ser utilizada em obras, mas também de um jeito mais simples – que é o que vamos ensinar – utilizando massa acrílica, pigmento preto e resina para finalizar.
E essa é uma técnica que resulta em um revestimento muito durável com grande resistência à abrasão e também muito difícil de quebrar. Esteticamente, sua superfície funciona como uma peça única, sem rachaduras.
Além disso, o cimento queimado se destaca pela facilidade de limpeza, o que o torna um tipo de revestimento muito prático para o dia a dia.
Dicas sobre cimento queimado
O efeito de um revestimento de cimento queimado é atingido através da aplicação de uma simples argamassa na parede, tomando alguns cuidados para garantir o aspecto desejado no resultado final.
Basicamente, basta misturar massa acrílica e um pigmento preto ou cinza. Em alguns casos, também pode ser interessante aumentar a mistura de argamassa com aditivos para melhorar a aderência e evitar possíveis fissuras após a secagem.
Como materiais adicionais, é necessário o uso de uma lixa para preparar a superfície e um produto para impermeabilizar no final, garantindo um acabamento mais durável. Na hora de escolher os materiais a serem utilizados, alguns cuidados ainda precisam ser tomados em relação ao acabamento desejado.
Embora o resultado preferido seja, normalmente, um cinza mosqueado – característico do próprio cimento queimado – é possível obter diferentes tons de cinza, ou até mesmo acrescentar outras cores à mistura com o uso de pigmentos.
Vamos então ao passo a passo?
Como fazer cimento queimado: Materiais
Massa acrílica;
Pigmento preto;
Água;
Esponja grande;
Esponja pequena;
Resina fosca para finalizar.
O passo a passo de como fazer cimento queimado é simples: basta misturar 6 colheres de massa acrílica em 150 ml de água até dissolver completamente. Então, coloque 20 gotas de pigmento preto e mexa bem até obter uma mistura homogênea.
Como fazer cimento queimado: Passo a passo
Apesar de ser um revestimento feito com materiais simples, é preciso realizar a técnica corretamente para garantir um bom resultado.
Existem várias etapas que devem ser seguidas para que o revestimento adquira a resistência e o acabamento desejados. Então, siga o passo a passo a seguir:
- Prepare a superfície
O primeiro passo na aplicação do cimento queimado é preparar a superfície que receberá a argamassa, seja um piso, uma parede, um teto ou qualquer outra opção. Independente da superfície escolhida, ela deve estar bem nivelada e limpa.
Para fazer isso, remova qualquer móvel do cômodo e limpe a área para eliminar qualquer poeira ou sujeira solta. Se houver manchas de óleo ou outros produtos químicos, você pode lavar a superfície com água e sabão neutro.
Já para garantir o nivelamento, você pode usar uma lixa e ir passando ao longo de toda a superfície – lembrando de limpar depois, novamente. Isso porque qualquer resquício de pó deixado pela lixa pode prejudicar o resultado final do seu revestimento.
- Aplicando a massa do cimento queimado
Agora é hora de aplicar o cimento queimado! Para isso, o ideal é umedecer a superfície que receberá a argamassa para melhor aderência. Pulverize um pouco de água e, então, despeje a mistura feita com a massa acrílica, cuidando para que a espessura da camada não seja muito fina nem muito grossa.
- Nivelando a massa do cimento queimado
À medida que a argamassa é aplicada na superfície, use uma espátula ou régua para alisá-la e nivelá-la.
- Criando o efeito cimento queimado
Depois de nivelar a massa na parede, precisamos deixar com o aspecto queimado. Para isso, comece pelos cantos, com a esponja pequena, movimentando em sentido de ondas e cruzando-as, para dar um efeito mais amplo.
Após fazer uma camada nos cantos, repita o processo com a esponja maior em todo o piso ou parede que você está renovando. Feita toda a aplicação, aguarde o tempo de pausa de 6 horas para a próxima demão, garantindo que a superfície seque e fique lisinha.
- Faça o acabamento
Após a secagem do cimento queimado, a superfície está pronta para o acabamento. Para um acabamento mais fino, você pode lixar a superfície novamente antes de aplicar o impermeabilizante.
É importante utilizar um produto para proteger a superfície e garantir a durabilidade do cimento queimado, e muitas pessoas utilizam ceras ou resinas para esse fim. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher o produto, pois ele pode alterar a cor do resultado, ou até mesmo manchar o cimento e prejudicar o efeito desejado.
Seu lar com o seu estilo
E aí, gostou da nossa dica de como fazer cimento queimado de forma simples e rápida? Agora que você aprendeu, já imaginou aplicar essa técnica em uma casa nova? Se você sente que está na hora de se mudar para um novo lar, que tenha mais o seu estilo.
Site: Quinto andar Meu lugar