As guarnições de portas são mais do que itens de acabamento, hoje em dia elas são extremamente relevantes para a decoração dos ambientes.
Além de servirem para esconder o encontro do batente com a parede, elas também cumprem a função estética, sendo um elemento essencial para transformar completamente seu lar.
Existem diversas alternativas no mercado atualmente, porém quando conhecemos as melhores possibilidades, fazemos a melhor escolha.
Elementos essenciais para escolher as guarnições de portas
Para acertar em cheio na sua escolha, é necessário levar em consideração alguns elementos fundamentais, desde a cor e textura, até o tamanho e o material a ser utilizado.
Cor: Em relação às cores, o ideal é que elas sejam da mesma cor das portas. Mesmo se a cor não for idêntica, devido ao tipo de tinta, o importante é que a tonalidade seja a mesma.
Com uma boa dinâmica de cores é possível tornar o ambiente muito mais aconchegante. O branco, o bege e o cinza, por exemplo, são alternativas neutras que trazem uma leveza à atmosfera de qualquer local.
Tons vibrantes, apesar de contribuírem para um espaço despojado, trazem muita informação visual que, em alguns casos, podem prejudicar a homogeneidade do ambiente.
Por isso, lembre-se que as cores devem ter relação com os outros elementos do espaço.
Textura: Investir em guarnições texturizadas trará um tom bastante original e diferenciado para a composição do kit porta.
Frisos e desenhos característicos são uma ótima pedida e funcionam com vários estilos de decoração interna. Também podemos considerar as opções mais simples e lisas, que combinam com ambientes minimalistas e básicos.
Para evitar sobrecarregar o ambiente, o segredo é não escolher peças muito contrastantes entre si. Ou seja, recomenda-se que itens da porta tenham uma temática semelhante.
Material: É essencial que o material escolhido esteja associado com a decoração proposta de cada lugar. Dentre as opções, existem as guarnições de portas de madeira classificadas de pinus.
Esse material, além de ter uma ótima durabilidade, quebra a atmosfera fria dos ambientes. Antes de optar por essa opção, certifique-se de que a matéria-prima é proveniente de florestas certificadas.
Tamanho: Quando falamos no tamanho da guarnição, temos que levar em conta também o rodapé, pois a guarnição e o rodapé se encontram e a espessura das duas peças deve ser a mesma para um perfeito acabamento.
O ideal é observar a metragem exata dos cômodos para que a instalação não fique desproporcional.
Se você ainda tinha dúvidas sobre qual guarnição de porta escolher , agora, conhecendo as possibilidades e as combinações adequadas dos elementos que compõem esse tipo de acabamento, fará uma escolha mais assertiva.
Vert