Para mudar a proposta de decoração dos ambientes, existem diversos tipos de revestimentos de parede. Essa técnica é excelente para transformar os espaços de maneira positiva e sem causar aquela bagunça – a maioria das opções são fáceis de instalar e podem ser trocadas com frequência.
Vale lembrar que os revestimentos devem ser escolhidos com atenção, pois existem diversos tipos de materiais e formatos para escolher – azulejos, porcelanato, cerâmica, pisos, pastilhas, gesso e muito mais. É necessário considerar não somente a estética do cômodo, mas também a funcionalidade e a durabilidade que cada tipo oferece.
Para que você possa se inspirar e aprender mais sobre os tipos de revestimento de parede, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!
Porcelanato
É um tipo de revestimento que lembra bastante a cerâmica, mas é mais resistente e homogêneo. Isso porque a sua produção usa uma tecnologia que garante menos porosidade, o que absorve menos água.
O porcelanato é indicado tanto para áreas residenciais como comerciais. Além disso, esse tipo de revestimento é mais fácil de limpar. Os acabamentos disponíveis no mercado, são:
Acetinado;
Polido;
Natural;
Externo;
Ripas de madeira
É um dos revestimentos mais procurados, principalmente para salas de estar. É uma opção bem bonita e que deixa os ambientes mais aconchegantes e com um toque natural.
O grande benefício é a versatilidade – os painéis ripados combinam com vários estilos de decoração, como boho chic e industrial. Além disso, é possível criar um efeito estético tridimensional que dá uma noção de profundidade nos cômodos.
Cimento queimado
É feito com base de argamassa feita na obra por meio da mistura de cimento, areia e água. Seu charme vem do efeito manchado das pequenas trincas do seu carácter rústico.
Esse tipo de revestimento é bem moderninho e combina muito com salas de jantar e até quarto do casal. Se você gosta de decoração industrial, não deixe de apostar nesta tendência.
Pastilhas
As pastilhas também são materiais cerâmicos, porém menores que os azulejos. É possível encontrar em versões menores e em várias cores. A durabilidade é mais elevada e podem ser usadas em locais úmidos, como cozinha, banheiro, lavanderia e áreas externas.
As pastilhas exigem uma área de rejunte, o que pode dificultar o pouco a limpeza. Caso queira manutenção rápida, talvez essa não seja a melhor opção.
Pedra Natural, mármore e granito
As pedras, como mármore e granito, ficam muito bonitas em pisos, paredes e bancadas. O efeito bacana fica por conta do toque da natureza do material. Para escolher a opção certa, é essencial pensar onde o revestimento será usado.
Granito: para áreas internas e externas, como pisos e bancadas;
Mármore: extremamente durável, mas bastante porosa, o que faz absorver água e gordura com facilidade;
Quartzo: pedra antiderrapante, sendo excelente para áreas externas, como jardins e bordas de piscina.
Papel de parede
São muito versáteis e existem diversas opções no mercado para você decorar sua casa. Vale lembrar que essa é uma das opções mais indicadas para quem não quer gastar muito.
O efeito pode ficar bem bacana, mas é necessário instalar da maneira correta para não ficar com bolhas ou algum outro erro de aplicação.
Lar Style