A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) promoverá, no dia 26 de maio, o terceiro encontro da série de Seminários ANPEd, com o tema “Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública”. O objetivo é subsidiar a consulta pública do Ministério da Educação (MEC), a fim de aperfeiçoar o novo ensino médio. O MEC será representado pela coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves de Oliveira.
O evento acontecerá de forma presencial na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM), a partir das 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da Associação e retransmissão no canal do MEC. A iniciativa tem como intuito fomentar o debate entre especialistas de universidades, institutos e escolas e dar visibilidade à pesquisa como subsídio à consulta pública realizada pelo MEC sobre o tema.
Participarão do seminário os pesquisadores Doriedson do Socorro Rodrigues, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Sílvia Cristina Conde Nogueira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Anderson Pereira Evangelista, doutorando do Educanorte. A mediação será realizada por Fabiane Maia Garcia, da UFAM e integrante da diretoria da ANPEd.
Formato – cada seminário tem duração de até duas horas. O formato de trazer dois pesquisadores seniores e recém-doutores com tese sobre ensino médio se repete em todos os encontros, tendo o MEC como observador. Ao todo, estão sendo realizados cinco seminários, entre os meses de maio e junho, um em cada região do País. O primeiro foi na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista (BA), e o segundo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). Os próximos seminários serão realizados no Rio de Janeiro (2 de junho); e em Brasília (6 de junho).
Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio foi instituída pela Portaria nº 399/2023 e deve ocorrer até 6 de junho, podendo ser prorrogada, se necessário. O objetivo é consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o novo ensino médio.
A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line e grupos focais com estudantes, professores e gestores; oficinas de pesquisas regionais, pesquisa presencial representativa, revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede); além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página da consulta pública, no portal do MEC.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da ANPEd